Litoral Portos

Trabalhadores fazem protesto e ocupam pátio do Porto de Paranaguá

Por Da Redação

26/11/2021 às 18:02:49 - Atualizado há
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Por volta das 13h desta sexta-feira (26), a Justiça deferiu a liminar no processo de interdito proibitório e determinou a desocupação imediata do Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, ocupado por manifestantes desde a noite de quinta-feira (25). “A pena pelo não cumprimento da decisão é de multa diária”, informa a empresa pública Portos do Paraná.

Antes do meio-dia, por orientação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para que o trânsito nas pistas da BR-277 fosse liberado, todos os caminhões que desceram a serra já cadastrados no sistema carga online puderam dar entrada no Pátio de Triagem. No local eles permanecem  estacionados aguardando o fluxo normal até a descarga nos terminais do Corredor Leste de Exportação.

O serviço de classificação obrigatório segue paralisado em decorrência da manifestação. Apenas uma cancela está liberada para a entrada dos caminhões. “A equipe do Pátio de Triagem segue trabalhando desde a madrugada para tentar reduzir os impactos do fechamento do pátio”, diz a empresa.

Por volta das 11h15, desta sexta, das 900 vagas existentes no pátio, 375 estavam ocupadas pelos caminhões. De acordo com a Diretoria de Operações, o local consegue absorver todos os veículos já cadastrados para hoje.

Protesto dos trabalhadores

A manifestação teve início na última quinta-feira (25), por volta das 22h. É  promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Paranaguá (Sinditrab). 

Os trabalhadores bloquearam o acesso ao pátio em protesto contra a substituição do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), órgão público, pela Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (Atexp) no controle da qualidade dos granéis sólidos. 

Após assumir o serviço, a entidade contratou uma empresa privada e retirou a mão de obra do Sinditrab na coleta dos produtos, entre outros serviços. Segundo o sindicato, o contrato com a Atexp tem validade até fevereiro. O protesto busca que a associação venha dialogar com o sindicato.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo