Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

animal

Com influência da UFPR, Paraná se torna pioneiro ao reconhecer a capacidade de animais serem parte de demandas judiciais


Ataide Junior comemora a conquista e vê como um passo importante para os estudos desenvolvidos na universidade. “Estamos crescendo muito na UFPR em relação ao Direito Animal. Temos ensino, pesquisa e extensão na área. Produzimos artigos, dissertações e teses que estão sendo citados nas decisões judiciais. No caso do TJPR, nossos artigos foram citados”, comenta.

O crescimento da UFPR na área de Direito Animal é expressado pelo reconhecimento de artigos em congressos. Os pesquisadores da universidade acumulam menções honrosas e o Prêmio Tobias Barreto de Direito Animal, do Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal.

Para o professor, cada passo dado representa também um avanço para o Direito. “Queremos crer que estamos consolidando a autonomia científica do Direito Animal e possibilitando a criação de uma nova tecnologia jurídica de proteção dos animais, o que oferece uma perspectiva de um futuro mais solidário e acolhedor para todos, independente da espécie”.

Foto: Pixabay

UFPR e o Direito Animal

Além da disciplina sobre Direito Animal na graduação e linhas de pesquisa na pós-graduação, a UFPR desenvolve o projeto de extensão Programa de Direito Animal, que contempla o Banco de Ações de Direito Animal, acompanhando casos em todo o Brasil. Ataide Junior explica que o Banco de Ações permite que a UFPR seja parte da causa. “Os advogados animalistas dessas ações participam do projeto e, dessa forma, a universidade está indiretamente presente nelas”.

Desde 2020, o Núcleo de Pesquisas em Direito Animal (ZOOPOLIS) também passou a integrar o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFPR).

ZOOPOLIS

O ZOOPOLIS promove pesquisas, no nível de pós-graduação, com o objetivo de consolidar uma teoria dogmática do Direito Animal, que possa ser aplicada por juízes, promotores e advogados na tutela jurisdicional dos animais. O principal foco de interesse dos pesquisadores é a ligação entre o Direito Animal e o Processo Civil. O Núcleo atua, majoritariamente, na linha de pesquisa de Tutela Jurisdicional dos Animais.

“Fazemos também a observação das ações judiciais em andamento, com animais como autores, para estudá-las e sistematizá-las e, com isso, incorporar os dados às nossas discussões teóricas”, conclui o coordenador do Núcleo.


Por Letícia Barbosa Ribeiro
Sob orientação de Aline Fernandes

 

UFPR

Animais Animal Banco De Ações De Direito Animal Decisão Judicial Direito Direito Animal Núcleo De Pesquisas Em Direito Animal Processos Judiciais Programa De Direito Animal Programa De Direito Animal Da UFPR Programa De Pós-Graduação Em Direito

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!