Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

análise quantitativa

Manual busca preencher lacuna importante de pesquisa: a realização de uma análise de conteúdo mais científica


O professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rafael Cardoso Sampaio, lançou, no dia 4 de novembro, o livro “Análise de conteúdo categorial: um manual de aplicação”, que tem o objetivo apresentar, de forma simples, didática e acessível, o passo a passo para a realização de uma análise de conteúdo mais científica, principalmente no que tange aos princípios de confiabilidade, replicabilidade e validade.

Feito em parceria com o professor Diógenes Lycarião, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) pela Escola Nacional de Administração Pública, o livro é um manual metodológico para aplicação de uma análise de conteúdo do tipo quantitativa e categorial. A obra é resultado da pesquisa “A technique stuck in time? Mapping scientific production based on content analysis at SciELO Brazil”, que revela que as aplicações dessa técnica de pesquisa são, em grande parte, excessivamente concentradas em um só material, o que está desatualizado de acordo com as necessidades trazidas pelo conceito de ciência aberta.

Segundo Sampaio, o manual busca preencher duas lacunas verificadas na aplicação da técnica de pesquisa e análise de conteúdo na ciência brasileira. “A primeira é a falta de manuais com a vertente quantitativa da técnica, que considere a importância da replicação, da transparência e da confiabilidade da pesquisa, assim como testes estatísticos para alcançar resultados mais robustos. Em segundo lugar, o manual de Bardin, referência hegemônica no Brasil, não é atualizado há cerca de 20 anos, evidenciando uma estagnação metodológica e epistemológica da análise de conteúdo brasileira. Buscamos contribuir para o avanço das aplicações e também para essa discussão.” explica.

O livro pode ser baixado gratuitamente no repositório Institucional da ENAP. Conheça mais dobre o caminho percorrido pelos autores até chegarem ao manual aqui.

Por Bruna Durigan

Sob supervisão de Jéssica Tokarski

UFPR

Análise De Conteúdo Análise Quantitativa Pesquisa

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!