Economia Bélgica

Veneno de cascavel é usado para criação de molécula que pode reduzir tumores

Por Da Redação

23/11/2021 às 04:27:29 - Atualizado há

A pesquisa elaborada por especialistas belgas e brasileiros desenvolveu uma molécula, a PEG-collineína-1, a partir do veneno da cascavel. O novo composto pode modular a coagulação sanguínea e até se tornar uma nova opção para a redução de tumores.

Os especialistas desenvolveram a PEG-collineína-1 de uma proteína do veneno da cascavel, cujo processamento tornou a nova molécula mais estável no corpo humano e ao mesmo tempo resistente ao seu sistema imunológico. Nesse momento os cientistas constataram uma nova utilidade para o fármaco: a capacidade de modular a coagulação sanguínea. O que levou a pesquisa a ser publicada no International Journal of Biological Macromolecules.

+Câncer peniano mata 400 brasileiros por ano; veja como se prevenir

“A técnica tem como objetivo manter a PEG-collineína-1 circulante no organismo por mais tempo, o que pode reduzir o intervalo entre as administrações caso se torne um medicamento”, afirmou o Farmacêutico-Bioquímico Ernesto Lopes Pinheiro Júnior, que participou do artigo.

Expectativa de redução de tumores

Em outra frente da pesquisa da proteína do veneno da cascavel, a professora Eliane Candiani Arantes, da FCFRP-USP, também coautora do estudo, conseguiu clonar o gene produtor da collineína-1 e, posteriormente, desenvolveu uma versão da levedura Pichia pastoris, uma levedura recombinante.

Pouco tempos após esses resultados, um experimento na universidade na Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, supervisionado pelo cientista Jan Tytgat, testou a levedura recombinante em algumas estruturas biológicas presentes em tumores.

Segundo Eliane: “era algo improvável de dar certo, uma vez que a collineína-1 é considerada uma proteína grande e costumamos testar moléculas menores nos chamados canais iônicos, que são os alvos de alguns medicamentos contra o câncer”, relatou ao Portal UOL.

No entanto, a proteína interferiu com a estrutura do canal para o potássio dos tumores, reduzindo significativamente a sua superfície. A descoberta pode ser um novo caminho para o tratamento de determinados tumores.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo