Economia ameaça chinesa

China: nova arma hipersônica viaja 5 vezes mais rápido que o som

Por Da Redação

23/11/2021 às 01:26:37 - Atualizado há

O governo chinês testou um míssil que ultrapassou em cinco vezes a velocidade do som, que é de 1.238 km/h, em julho deste ano. A nova arma de guerra da China chamou a atenção de países como Rússia e EUA.

O míssil hipersônico foi lançado no Mar do Sul da China de um veículo planador, possivelmente um jato. O teste foi bem-sucedido e atingiu velocidade cinco vezes maior que a do som, algo inédito até o momento.

+EUA e China concordam em avaliar negociação sobre controle de armas

Mais do que um avanço, o êxito com a tecnologia hipersônica coloca a China como a grande protagonista do desenvolvimento desses armamentos no mundo, segundo o jornal Financial Times. Já que nenhum outro país conseguiu alcançar resultados similares.

Ainda segundo o Financial Times, a nova tecnologia da China tem capacidade para carregar uma ogiva nuclear ou mesmo uma normal de menor potencial destrutivo.

Preocupação internacional

“Esse desenvolvimento é preocupante, como deveria ser para todos os que procuram a paz e a estabilidade na região e além dela”, teria declarado um porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos EUA ao FT.

Governos como a Rússia e o Reino Unido também monitoram a situação.

Já a embaixada chinesa nos Estados Unidos respondeu que “não estão interessados em uma corrida armamentista com outros países”, segundo Liu Pengyu, porta-voz da embaixada da chinesa, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo