Geral Pelo Estado

Coluna ADI 23/11/2021

Por Da Redação

22/11/2021 às 15:24:18 - Atualizado há
Presidente Jucelino Costa, da Associação de Jornais Diários do Interior do Paraná (ADI-PR).

ADI Paraná
A Associação de Jornais Diários do Interior do Paraná (ADI-PR) elegeu nesta segunda-feira, 22, a nova diretoria para o biênio 2022/2023. “A ADI é um grupo disposto a levar informação, de forma séria e precisa, a todos os cantos do Paraná, e esse continuará sendo o objetivo desta associação”, disse o presidente reeleito, Jucelino Costa. A associação tem 22 jornais parceiros, em todo o Paraná, além dos veículos de comunicação que ocupam as plataformas digitais, também faz parte da Associação dos Diários do Interior do Brasil – ADI Brasil – que reúne 148 jornais diários por todo país.

Diretoria ADI
Mesa diretora: Presidente; Jucelino Costa, Vice Presidente; Wilson Oliveira, Tesoureiro; Nery José Thomé, Secretário Geral; Eduardo Carpinski. Conselho Fiscal: Antonio Saad Gebran, André Gustavo Guarienti de Almeida Ferreira, Joiceli dos Santos Fabricio. Membros suplentes: Alceu Oliveira (Wenceslau Braz), Arno Kunzler (Marechal Cândido Rondon), Mauricio Orlando Mosson (Curitiba e São José dos Pinhais). Diretor Comercial: Ricardo Takiguti

Audiência do pedágios
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) reforçou a importância da participação do setor produtivo e da sociedade civil organizada na audiência pública da Frente Parlamentar sobre os Pedágios, quando será apresentado um estudo técnico sobre o fim dos contratos. “A qualidade do debate depende fundamentalmente da participação dos paranaenses. É muito importante que toda a sociedade organizada e o setor produtivo possam participar ativamente da discussão”, disse Romanelli. A audiência será a partir das 9h30 e poderá ser acompanhada pelos canais digitais do legislativo e pela TV Assembleia.

Congresso Paranaense
O Congresso Empresarial Paranaense, realizado em Foz do Iguaçu, recebeu o Chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva. Na ocasião, Silva e o presidente da Faciap, Fernando Moraes, assinaram um memorando de entendimento do programa de capacitação em inovação aberta no Paraná. O documento tem como finalidade propagar atividades práticas de inovação e empreendedorismo. “Temos que focar na inovação para gerar empregos, mas não só na retórica”, disse, ao destacar a indústria paranaense, o agronegócio e os empresários do Estado. Segundo ele, uma grande vantagem no Paraná é a economia muito focada em áreas industriais.

Ministra em Foz
A ministra da Agricultura Tereza Cristina e o Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca Jorge Seif, estão oficialmente confirmados para participar do maior evento da cadeia de pescados do Brasil – o 3º International Fish Congress & Fish Expo que será realizado nos dias 24, 25 e 26 de novembro no Maestra Convention – Recanto Cataratas Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu (PR). A Ministra Tereza Cristina deverá fazer anúncios de ações e incentivos ao setor aquícola e pesqueiro brasileiro, especialmente na área de crédito.

Candidata
Após a filiação de Sergio Moro, o Podemos trabalha para lançar a mulher do ex-juiz, a advogada Rosângela Wolff Moro, como candidata a deputada federal por São Paulo. Rosângela deve entrar no partido quando voltar dos EUA, até o fim do ano. Maior colégio eleitoral do país, SP elege 70 parlamentares para a Câmara dos Deputados. Um candidato muito bem votado, como os correligionários de Moro esperam que seria o caso de Rosângela, pode acabar elegendo alguns outros do mesmo partido. A análise é a mesma que o partido faz com a candidatura do ex-procurador Deltan Dallagnol no Paraná.

Luna no Senado
A Comissão de Assuntos Econômicos fará na terça-feira (23), a partir das 9h, uma audiência pública com o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, para discutir os sucessivos aumentos nos combustíveis que têm marcado a política de preços da empresa neste ano Os ministros Paulo Guedes (Economia) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) devem participar da audiência.

Paraná Cidadão
O município de Cascavel, no Oeste do Paraná, recebeu nesta semana as ações do Programa Paraná Cidadão. Diversas ações gratuitas foram oferecidas em um mesmo lugar, com o objetivo de facilitar o acesso a serviços públicos, principalmente às pessoas que se encontram em vulnerabilidade social. ?“O Paraná Cidadão é um evento que existe para levar o Governo onde o povo está. Ele foi criado para dar um atendimento humanizado e personalizado aos cidadãos. O programa só é possível quando há uma parceria legítima com os municípios”, explica o secretário Ney Leprevost.

APAEs
O deputado federal Giacobo (PL) destinou mais de R$ 1 milhão para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do Paraná. O recurso já foi transferido pelo Ministério da Saúde para a Secretaria de Estado da Saúde (SESA/PR), responsável pela contratualização com estabelecimentos de saúde no âmbito local e que deverá realizar o repasse. “Estamos cientes das dificuldades que essas instituições enfrentam para captar recursos e viabilizar a realização de reformas, manutenção de equipamentos ou adquirir insumos. A aplicação destes recursos é fundamental para proporcionar aos alunos mais qualidade e aos profissionais melhores condições de trabalho”, disse.

Exportações
O Paraná registrou redução de 13,4% nas exportações de produtos na comparação com setembro, totalizando negociações de US$ 1,45 bilhão. Apesar da queda, o cenário anual ainda é positivo. A avaliação é da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), com base nos dados divulgados pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior), vinculada ao Ministério da Economia. “A informação é positiva e aponta que entraram mais recursos na economia do estado do que saíram. E essa diferença estimula a atividade produtiva e a geração de emprego e renda aqui”, avalia o economista da Fiep, Evânio Felippe.

Prévias tucanas
Após sucessivos problemas no aplicativo de votação, o PSDB suspendeu as prévias que definiriam o candidato do partido à presidência em 2022. A nova data ainda não foi definida, mas o governador de São Paulo, João Doria, quer que seja no próximo domingo. Já Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, defendeu durante coletiva que a disputa seja retomada em 48 horas. Nos bastidores, porém, Leite projeta que, com maior tempo de campanha, pode conseguir mais votos dos filiados. A tentativa de votação escancarou o racha dentro do partido.

Inflação
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, subiu de 9,77% para 10,12% neste ano. É a 33ª elevação consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (22), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC), com a expectativa das instituições para os principais indicadores econômicos. Para 2022, a estimativa de inflação ficou em 4,96%. Para 2023 e 2024, as previsões são de 3,42% e 3,1%, respectivamente.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Fonte: PR Portais
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo