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As novas tramas da Trousseau


1 de 3NOVIDADE Artigos de moda e casa criados de forma artesanal pela estilista Paula Raia ampliaram o portfólio da marca.

Foto: FranParente

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Foto: FranParente

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Foto: Eduardo Carapito

As projeções se baseiam também no êxito de colaborações com artistas renomados, que representam 15% do faturamento anual da empresa — o número é mantido em sigilo. A última linha, apresentada no segundo semestre, trouxe artigos de casa e moda criados pela estilista Paula Raia. Os preços variam entre R$ 550 (capa de almofada) e R$ 9,4 mil (duvet tamanho king). “O mix de peças quase exclusivamente artesanais — caso da coleção com a Paula — com uma produção de maquinário nos permitiu ampliar o sortimento”, afirmou o executivo.

DO PÂNICO À EUFORIA Apesar de ter driblado as adversidades econômicas na pandemia, a realidade não se impôs apenas da porta para fora na Trousseau. “Empreender não é um conto de heróis”, afirmou Trussardi Neto. Em março de 2020, seu pai, referência do setor têxtil e pioneiro no bordado industrial de qualidade no Brasil, foi internado com um quadro grave, mais tarde diagnosticado como infecção pela Covid-19. Ele morreria em agosto, após outras duas internações. Afetado pelo drama pessoal, o executivo ainda teve de lidar com um período sem vendas, cancelamento de pedidos e atrasos nos recebimentos. “Em momentos como esses, os alicerces da companhia são testados.” E foram. À época, a própria equipe se mobilizou para salvar a empresa. Do pânico à euforia em duas semanas com o boom do e-commerce, o negócio conseguiu responder imediatamente à nova demanda digital graças à reestruturação operacional.

Por carregar um pouco das 300 pessoas que fazem parte dessa trajetória, a Trousseau foi capaz de resistir ao tempo. Em reconhecimento a esse trabalho, as peças vendidas hoje vêm com cartões com rostos e histórias daqueles que tecem suas tramas. “Nossos produtos existem pela arte dessas pessoas. Queremos que os clientes também as reconheçam”, disse o co-fundador da marca. Com o peso desse legado nas suas mãos, Trussardi Neto não se diz mais preocupado com o ritmo de expansão, e sim em proteger a identidade da marca. “O foco é crescer de forma sustentável, no que entendemos como uma saída para atender os anseios do mercado sem destruir nossa própria essência”. Assim a empresa segue para os próximos 30 anos, num ritmo artesanal, aos poucos se consolidando no imaginário de novos consumidores.

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