Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Canal Tech

Veja quanto os laboratórios lucram com vacinas da covid (por segundo)


Responsáveis por desenvolver as primeiras vacinas de mRNA (RNA mensageiro) contra a covid-19, as empresas Pfizer, BioNTech e Moderna terão um lucro combinado de US$ 65 mil dólares (cerca de 360 mil reais) por minuto, segundo levantamento. O cálculo foi estimado pelo movimento People's Vaccine Alliance (PVA) e considera os relatórios sobre imunizantes divulgados pelas próprias companhias para o ano de 2021.

Em números totais, a PVA estima que o trio terá um lucro bruto de US$ 34 bilhões este ano, o que equivale a:

Enquanto as cifras das empresas se multiplicam, o grupo aponta para o acesso desigual aos imunizantes da covid-19, principalmente em países de baixa renda.

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

Fabricantes de vacinas de mRNA têm lucros bilionários com a venda de soluções para a pandemia da covid-19 (Imagem: Reprodução/Dante Doria/Pixabay)

"É obsceno que apenas algumas empresas estejam ganhando milhões de dólares em lucros a cada hora, enquanto apenas 2% das pessoas em países de baixa renda foram totalmente vacinadas contra o coronavírus", afirmou Maaza Seyoum, coordenadora da PVA para a África. "Pfizer, BioNTech e Moderna usaram seus monopólios para priorizar os contratos mais lucrativos com os governos mais ricos", opinou.

Distribuição desigual de vacinas

Até esta quinta-feira (18), apenas 4,7% das pessoas em países de baixa renda receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, segundo dados da plataforma Our World in Data. O acesso desigual aos imunizantes é mais explícito nos países do continente africano.

Para melhorar a distribuição das vacinas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lidera o consórcio COVAX Facility. A iniciativa ajuda a levar imunizantes para as nações de menor renda, mas os membros já anunciaram que as doações, até o final do ano, serão menores que as anunciadas.

Publicamente, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) também pediu que os países ricos acelerassem as doações de imunizantes prometidos. "A pandemia não acabará em nenhum lugar até que acabe em todos os lugares, e isso significa levar vacinas para todos os países, o mais rápido e equitativamente possível", afirmou a Unicef, na época.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Canal Tech

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!