Política Grande Curitiba

Vereador é alvo de operação do Gaeco em Almirante Tamandaré

Ele e outros agentes políticos são investigados por corrupção

Por Luciana Pombo

11/11/2021 às 22:45:48 - Atualizado h√°
Gaeco

O Grupo de Atua√ß√£o Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu hoje em Almirante Tamandaré 12 mandados de busca e apreens√£o em endere√ßos particulares e públicos. A a√ß√£o faz parte da Opera√ß√£o Óbolo, que investiga suposta solicita√ß√£o e recebimento de propina por agentes políticos da cidade para supostamente facilitar a aprova√ß√£o de projeto para constru√ß√£o de um cemitério e um crematório.

O pedido e o recebimento teriam sido concretizados com a participa√ß√£o de intermedi√°rios que teriam pedido R$ 350 mil para autoriza√ß√£o do empreendimento. A denúncia foi do próprio empres√°rio – que tinha imóvel indicado para a constru√ß√£o. Documentos e telefones celulares foram apreendidos – inclusive de vereador mais votado da cidade e que est√° sendo investigado, segundo o Gaeco, por suposta corrup√ß√£o. Cezar Manfron n√£o foi hoje a sess√£o extraordin√°ria e emitiu no final do dia nota oficial. Informa√ß√Ķes davam conta que ele teria ido dar depoimento no Gaeco, o que foi negado pelo procurador Leonir Batistti (com quem conversamos por telefone).


Seis empresas, tr√™s resid√™ncias e tr√™s secretarias municipais também foram alvo da opera√ß√£o que ocorreu em Almirante Tamandaré e em Colombo. Batistti informou que as investiga√ß√Ķes est√£o sob sigilo judicial e que após a an√°lise dos telefones e dos documentos, dever√° ser oferecida denúncia.

Outras investiga√ß√Ķes – A Delegacia de Crimes de Corrup√ß√£o de Curitiba também tem investiga√ß√Ķes que envolveriam o mesmo vereador em Almirante Tamandaré. Recentemente a casa da ex-mulher dele foi alvo de opera√ß√£o policial sobre possível licita√ß√£o direcionada na ilumina√ß√£o pública.

Conselho de Ética – Apesar das diversas denúncias e da presen√ßa de lideran√ßas políticas que teriam sido prejudicadas no passado pelo mesmo parlamentar, até hoje n√£o foi aberta qualquer sindic√Ęncia ou procedimento investigativo na C√Ęmara Municipal. Ali√°s, investiga√ß√Ķes também est√£o correndo sobre suposto recebimento de propina por parte de vereadores que foram flagrados em c√Ęmeras de vídeo colocadas no parlamento com suposta autoriza√ß√£o da ent√£o presid√™ncia.

Prefeitura – Em nota oficial, a Prefeitura de Almirante Tamandaré se disse surpresa com a a√ß√£o e as dilig√™ncias j√° que tem colaborado com as investiga√ß√Ķes. Em nota oficial, o Município disse que permanecer√° colaborando para que o caso seja profundamente investigado.


Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2022 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo