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Mercado Livre e Sebrae oferecem capacitação para micro e pequenos empreendedores


A digitalização é cada vez mais necessária nos mais diversos empreendimentos. Uma parceria entre Sebrae e Mercado Livre vai oferecer um programa gratuito para que micro e pequenas empresas de todo o Brasil possam modernizar seus negócios. O Se Joga no Online tem o objetivo de auxiliar o ingresso no comércio digital.

As inscrições já estão abertas neste link. O programa oferece conteúdos relacionados a marketplace, estratégias de finanças e precificação, cálculo de margem de lucro, atendimento ao cliente, reputação digital, logística, tributação, crédito, meios de pagamento, gestão de indicadores, organização de estoque e outros.

Imagem: Reprodução/Elements/ckstockphoto

Entre os diferenciais do curso estão os benefícios do Mercado Livre, que estarão disponíveis a todos os empreendedores ao fim do projeto. Os incentivos vão do acompanhamento ao bônus para impulsionamento de anúncios. Veja quais são eles:

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Para receber os benefícios, os empreendedores terão de atender a alguns pré-requisitos: ser empreendedor CNPJ, MEI ou MPE, ter conta no Mercado Livre e autorizar o compartilhamento de contato com o Sebrae nacional no portal de inscrição do programa, bem como ter o certificado de conclusão do curso.

Os requisitos específicos para usufruir do Mercado Ads serão detalhados durante o curso. Pessoas físicas também podem participar do programa e, nesse caso, o Sebrae fará o acompanhamento para formalização e posterior acesso aos benefícios oferecido pela plataforma.

Conhecimento e ferramentas para o e-commerce

Julia Rueff, diretora sênior de marketplace do Mercado Livre no Brasil, diz que o projeto busca fortalecer o propósito da companhia de democratizar o comércio no país. A ideia é oferecer o conhecimento e as ferramentas necessários para que micro e pequenos negócios ingressem no e-commerce.

Imagem: Reprodução/Pixabay

Isso vai ajudar a aumentar a renda desses empreendimento e sua capacidade de competir. “Expandimos nossa parceria com o Sebrae para oferecer a empreendedores de todas as regiões benefícios que fazem a diferença neste momento”, destaca Julia.

Iniciativas como essa são importantes para estimular os empreendedores a lidarem com os novos canais de vendas. Ivan Tonet, analista da unidade de competitividade do Sebrae, aponta que 30% dos pequenos negócios ainda são analógicos.

Segundo ele, boa parte das micro e pequenas empresas que já se digitalizaram depende das vendas online para manter o faturamento. “Ou seja, capacitações como essa preparam melhor os empreendedores para o mercado eletrônico. A inclusão digital dos pequenos negócios é essencial para aumentar a competitividade.”

Leia a matéria no Canaltech.

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