Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Joice Hasselmann não está filiada ao PSDB, diz tucano histórico


Um dos fundadores do partido, Tião Farias é ex-secretário de Mario Covas (1930-2001) e ex-vereador de São Paulo. Ele foi o principal expoente do “covismo” entre os tucanos.

À reportagem Joice confirma a informação e diz que está aguardando a oficialização, pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), da fusão do DEM e do PSL -assim, ela poderia deixar o partido sem correr o risco de perder seu mandato.

“Esse povo está buscando pelo em ovo. O que acontece aí é algo puramente burocrático. A minha ficha de filiação está assinada, o evento de anúncio da minha filiação foi feito, inclusive com a presença do governador e do presidente”, diz a deputada. “Ela simplesmente ainda não entrou no sistema porque a gente está esperando a tal fusão, que, na minha visão, vai ser uma confusão, do DEM com o PSL.”

A parlamentar afirma que a confirmação de sua filiação ao PSDB é uma questão de tempo e que a espera não muda em nada sua relação com a sigla.

“Estou assumidamente tucana”, diz. “Eu não sou exatamente alguém que possa ser chamada de boba, né? É claro que os meus detratores, os meus inimigos, caso eu fizesse o protocolo da ficha antes da fusão, poderiam pedir meu mandato na Justiça”, segue.

A expectativa é que o novo partido formado a partir da fusão entre DEM e PSL, o União Brasil, seja oficializado pela Justiça até fevereiro.

Após a publicação deste texto, o diretório do partido afirmou que o evento realizado no início do mês marcou apenas o anúncio da filiação.

“Na oportunidade fizemos o anúncio da filiação, que terá sua formalidade concluída em breve, respeitando a legislação vigente”, diz o PSDB-SP.

Como mostrou a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, a direção do PSL já se movimenta para pedir o mandato de Joice Hasselmann na Justiça. O presidente do partido, Luciano Bivar, chegou a chamar sua filiação de “fake”.

“A filiação dela aconteceu sem o desligamento devido do partido. Não houve uma expulsão, não houve uma desfiliação, não houve nenhum movimento neste sentido. É natural que o partido [peça o mandato], assim como outros tantos que efetuarem esse mesmo movimento serão vítimas de um processo de perda de mandado”, afirmou o vice-presidente do PSL, deputado Junior Bozzella (SP).

Questionado sobre a atual filiação partidária de Joice, o TSE diz que limita a divulgação desses dados a períodos específicos, em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Dessa forma, a lista como era publicada antes, com dados gerais sobre os filiados, não está mais disponível”, afirma a corte.

Ex-bolsonarista, Joice Hasselmann teve mais de 1 milhão de votos em 2018 e foi a segunda deputada federal de São Paulo mais votada, atrás apenas de Eduardo Bolsonaro (PSL).

Banda B

Política

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!