Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

autoestima

Câncer de mama: o impacto da autoestima e projetos de beleza gratuitos para ajudar mulheres nessa condição


Mundialmente, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres e a principal causa de morte feminina no Brasil. Com base nessas perspectivas, o diagnóstico positivo é um dos maiores temores, e afeta não somente o aspecto emocional, como psicológico e físico, segundo a psicóloga clínica e analista comportamental Alessandra Cieri.

+ Outubro Rosa: tudo o que você precisa saber sobre a prevenção do câncer de mama

+ Outubro Rosa: 8 práticas simples que podem prevenir o câncer de mama

A imagem corporal está entre as diversas preocupações da doença. “Todas as mulheres, algumas mais e outras menos, são vaidosas. A questão da estética está presente desde o momento do diagnóstico do câncer de mama. Um dos grandes medos comuns das pacientes é a queda de cabelo, porque não querem ser vistas com aparência de quem faz quimioterapia. Outra grande preocupação estética é com a mastectomia — cirurgia de retirada da mama”, destaca Bruna Zucchetti, oncologista especialista em mamas do Hospital Nove de Julho.

O sentimento de impotência tem explicação psicológica. Alessandra pondera que se trata de um conjunto: temor pela morte, impacto físico, mudanças corporais e a sensação de medo de perder a feminilidade, bem como a vida amorosa e sexual.

Como a autoestima pode impactar no tratamento

Não se deve excluir a gravidade do câncer, entretanto tentar prosseguir normalmente é fundamental. A oncologista reforça que a vida não se limita ao diagnóstico, e o tratamento não pode ser encarado como um martírio. A ideia é manter a rotina — respeitando suas limitações —, como trabalhar, ter vida social, cuidar dos filhos, realizar atividades físicas e praticar o amor-próprio.

“Quando a mulher encara o tratamento desta forma, fica muito mais fácil de prosseguir. Portanto, cuidados com a autoestima durante o tratamento é fundamental”, afirma a médica.

A baixa autoestima traz sentimentos de culpa, vergonha, medos e insegurança, e pode ter como consequência o isolamento, que propicia a depressão. A psicóloga ressalta que quando essas sensações começam a dominar os pensamentos, comumente existe uma queda na motivação e no rendimento de diferentes aspectos da vida — nesse caso reflete no tratamento contra o câncer de mama.

“Devido às complicações e aos conflitos emocionais ocasionados pela diminuição da autoestima, é muito valioso agregar o profissional de estética com a equipe multiprofissional, de modo a contribuir para a qualidade de vida das pacientes oncológicas através de estímulos que visam aumentar o autocuidado e a saúde”, destaca Alessandra.

Projetos gratuitos para recuperar a autoestima da mulher oncológica

Alguns projetos gratuitos trabalham em prol de reacender a autoestima dessas mulheres; conheça três deles:

Projeto Léia

Instagram will load in the frontend.

Isto É

Saúde Da Mulher Autoestima Câncer Câncer De Mama Depressão Mama Mastectomia Micropimentação Mulheres Oncológicas Nanopigmentação Oncologista Outubro Rosa Pelos Projeto Flow Projeto Léia Prótese De Auréola Psicóloga Queda De Cabelo Quimioterapia Saude Seios Silicone Sobrancelhas Tratamento Contra O C

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!