Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Brasil de Fato

Esquerda e extrema direita lideram as pesquisas eleitorais das eleições presidenciais do Chile


Kast é um dos promotores do "Fórum de Madri", aliança internacional de partidos de extrema direita, promovida pelo partido espanhol Vox e apoiada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Com uma campanha baseada na herança do ditador Augusto Pinochet, o político do Partido Republicano aumentou sua popularidade nas últimas semanas promovendo ataques xenófobos contra imigrantes venezuelanos no norte do país.

"Diante da queda de Sichel, apresenta-se José Antonio Kast e acaba roubando a intenção de voto dentro da direita", comenta Cornejo.

Saiba mais: Partido espanhol Vox avança com projeto de plataforma de extrema-direita na América Latina

Por outro lado, Boric seria o candidato que representa parte dos setores da revolta social chilena pela reforma constitucional, que acaba de completar dois anos. Após vencer as eleições primárias contra o candidato do partido Comunista, Daniel Jadue, Gabriel Boric seria o nome de unidade.

"Boric não é essa figura que firma posições claras, atua mais como um operador político com um discurso do consenso, de unidade com todos os setores", defende Cornejo.

Entre suas propostas econômicas está uma reforma tributária para criar um royalty mineiro (imposto sobre a extração) e diminuir a evasão fiscal, que hoje equivale a 3,5% do PIB chileno.

"Boric tem um projeto econômico que não se distancia tanto de um projeto neoliberal, mas seria uma ideia de humanizar esse modelo, melhorar alguns aspectos, mas não há um questionamento de fundo. Mais do que apoio à Boric, a esquerda quer evitar a direita no governo", analisa Marcela Cornejo.

Brasil de Fato

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!