Geral

MP-PR investiga 80 candidatos fictícios nas eleições de 2020

Por Da Redação

21/10/2021 às 14:02:48 - Atualizado há

O Ministério Público do Paraná investiga 80 funcionários estaduais e municipais suspeitos de terem apresentado candidaturas fictícias nas eleições de 2020. Esta foi a conclusão inicial do órgão, a partir do cruzamento de dados do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O MP analisou a candidatura de 3 mil 171 funcionários públicos no estado. Os pontos avaliados foram: se o candidato recebeu dez votos ou menos, se gastou R$ 100,00 ou menos na campanha eleitoral e se não tinha site ou rede social informada à Justiça Eleitoral.

Funcionários públicos que se candidatam a um cargo eletivo devem se afastar das funções. Durante o período, eles recebem licença remunerada da administração pública. No entanto, caso os servidores não tenham de fato realizado a campanha durante o afastamento, pode caracterizar ato de improbidade administrativa e crime de estelionato. Os suspeitos podem ter que devolver o valor da licença, pagar multa e perder direitos políticos, com pena de um a seis anos de reclusão.

Um servidor estadual de Rancho Alegre d"Oeste teve R$ 11.511,30 em bens bloqueados, referente aos ganhos dos meses de julho, agosto e setembro de 2020, após decisão da Vara da Fazenda Pública de Goioerê. No período, o servidor tinha a licença remunerada e concorria ao cargo de vereador. O MP-PR apurou que o homem recebeu nove votos, não teve despesas com a campanha e não fez divulgação nas redes sociais.

Reportagem: Larissa Biscaia

The post MP-PR investiga 80 candidatos fictícios nas eleições de 2020 first appeared on Band News FM Curitiba.

Fonte: BandNews
TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo