Geral G1

Foz do Iguaçu inicia consulta pública online sobre serviço do transporte coletivo; confira

Por Da Redação

21/10/2021 às 13:02:39 - Atualizado há
Segundo a prefeitura, moradores poderão pontuar problemas e sugerir melhorias por meio de plataforma digital; em campo, pesquisadores vão ouvir usuários e não usuários dos ônibus. Consulta pública do transporte coletivo ocorre de forma online, em Foz do Iguaçu

Raphaela Potter/Foz

Uma consulta pública online sobre o transporte coletivo de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, foi aberta na quarta-feira (20), segundo a prefeitura.

Conforme o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), a pesquisa foi dividida em quatro etapas. A primeira já está disponível pela internet.

Durante a consulta, o instituto ouvirá usuários dentro das linhas, no Terminal de Transporte Urbano (TTU), nos pontos de ônibus e também aquelas pessoas que não utilizam o transporte coletivo ou deixaram de utilizar.

O secretário da Transparência e Governança e mediador do grupo de trabalho do transporte coletivo, José Elias Castro Gomes, informou que a proposta busca ouvir a população, que poderá avaliar o atual sistema de transporte, pontuar e sugerir melhorias.

Segundo Gomes, o intuito é construir um novo modelo de transporte que atenda as necessidades dos usuários.

A pesquisa tem o apoio da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte e do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Foz do Iguaçu (Sitrofi).

Etapas

A primeira fase é uma enquete online, com a disponibilização de um QR Code e links de acesso nas plataformas digitais da prefeitura.

Cada morador poderá preencher o questionário apenas uma vez e avaliar as condições dos veículos, do TTU, dos pontos de ônibus, o respeito e a cordialidade dos motoristas e cobradores, a limpeza e a segurança dentro dos ônibus.

Também será possível selecionar itens importantes para maior conforto e comodidade dos usuários e apontar os principais meios de transporte utilizados, como carro, mototáxi, transporte por aplicativo, bicicleta ou outro.

A segunda fase compreenderá as etapas em campo, quando os pesquisadores ouvirão os moradores em casa e os usuários do transporte coletivo. Serão feitas duas pesquisas quantitativas, com usuários e não usuários.

A ideia é saber quantas pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente, quantas deixaram de utilizar e por que, quais os reais problemas enfrentados diariamente, e o que faz o cidadão não utilizar o transporte público.

No questionário, o morador poderá ainda descrever como se sente em relação ao transporte, quanto tempo por dia utiliza os ônibus, se está ou não satisfeito com a freqüência, sobre o pagamento da tarifa com dinheiro e as medidas sanitárias de prevenção a Covid-19.

Por fim, uma entrevista em profundidade, no modelo qualitativo, será feita com não usuários do transporte.

Nesta pesquisa, também poderão ser levantadas informações sobre quanto o morador gasta por dia para se locomover com outros meios, como carro, mototáxi ou transporte por aplicativo.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Ney Patrício, a pesquisa dará subsídios ao município para uma mudança significativa no sistema de transporte público.

“O transporte coletivo de Foz do Iguaçu precisa mudar. Isso é fato. A Câmara Municipal mantém-se atenta à questão. Deste trabalho surgiram propostas para melhorar o serviço, como a do quilômetro rodado para um novo modelo de contrato."

Veja mais notícias da região no g1 Oeste e Sudoeste.
Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo