Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

açaí

Estado do Pará desponta como líder da economia verde


O negacionismo do governo Jair Bolsonaro diante da articulação mundial no combate às questões climáticas, está abrindo espaço para que governadores estaduais assumam o protagonismo na construção de uma economia verde no Brasil. E, assim, ganhem uma projeção internacional jamais vista. Esse é o caso do governador do Pará, Helder Barbalho, que sediou o primeiro Fórum Mundial de Bioeconomia fora da Finlândia.

De segunda a quarta-feira desta semana, além de receber pessoalmente os maiores especialistas em biodiversidade do mundo, o político assinou — no palco do evento — o decreto que cria a Estratégia Estadual de Bioeconomia. E, como continuidade, prometeu, para os próximos 180 dias s, a construção do Plano Estadual de Bioeconomia.

Não bastasse o holofote já usado, agora o governador promete levar o documento à COP-26, a ser realizada de 1º de outubro a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia. Ele chega ao evento calçado com dados. Pesquisa conduzida pelo Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), The Nature Conservancy e Natura aponta, que as cadeias produtivas da sociobiodiversidade do Pará movimentaram em torno de R$ 5,4 bilhões em 2019. De acordo com comunicado do estado, esse número é quase três vezes maior que o valor registrado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no mesmo período.

Ao sediar um evento global e divulgar ferramentas de governança para a agenda verde, o Estado do Pará mostra que o Brasil ainda tem voz e ainda tem condições para assumir o protagonismo na implementação de uma economia de baixo carbono. Basta o dono temporário do Palácio do Planalto não atrapalhar.

Isto É Dinheiro

Semanal Açaí Amazônia Desmatamento Amazônia Queimadas Aquecimento Global Oceanos Aquecimento Global Poluição Bici Letas Pesquisa Bicicletas Pandemia Bolsonaro Política Ambiental Carbnoo Futuro Ciclo De Vida Sustentabilidade CO2 Sustentabilidade Como Está A Situação Da Amazônia Hoje? Como O Clima Do

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!