Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Geral

Celular durante a prova pode causar eliminação do candidato no ENEM


A praticamente um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos estão se preparando para as provas, mas devem também ficar atentos às regras a serem respeitadas. Uma delas é a proibição do uso de qualquer dispositivo eletrônico, sejam celulares, tablets, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, gravadores, pendrive, mp3 e até chaves com alarme durante a prova. No caso dos aparelhos eletrônicos, eles devem ser depositados desligados dentro de um envelope, que será disponibilizado ao candidato, lacrado e identificado.

Caso o aparelho não tenha sido desligado e toque durante a prova, o candidato pode ser eliminado. Mas, a nomofobia , que é o medo de ficar sem o celular, pode ser uma prova à parte contra a ansiedade para muitos candidatos. Para o professor de História e coordenador editorial do Sistema Positivo de Ensino, Norton Nicolazzi Junior, a dependência do celular no dia a dia pode afetar o preparo emocional dos candidatos no momento da prova. 1

Segundo pesquisa feita pelo IBOPE, mais da metade da população do país não consegue ficar sem usar o celular durante um dia inteiro. Atualmente, dependemos do celular para uma série de tarefas fundamentais no dia a dia, o que inclui os estudos.

O Brasil é o segundo país do mundo que mais gasta tempo na Internet. Em média, os brasileiros passam 10 horas e 8 minutos por dia conectados, seja para trabalho ou lazer. Deste total, 4 horas e 51 minutos o acesso é via computador e 5 horas e 17 minutos via smartphone. Aliás, a tendência mostra um forte crescimento do uso de Internet via smartphones. Nos 5 últimos, 37,7% das pessoas utilizavam a internet pelo smartphone, e atualmente mais da metade ou 52,8% utilizam este meio.

Durante a realização de uma prova como a do Enem, entretanto, não é permitido mexer nesse tipo de aparelho, o que pode ser um problema para quem não está acostumado a deixar de lado as teclas e notificações. Preparar-se para essas longas horas longe do smartphone também é uma parte importante do período que antecede exames como o Enem. É preciso exercitar o cérebro para que ele permaneça tranquilo ao longo da resolução da prova para que o candidato consiga obter um melhor resultado.As provas do Enem serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.

Reportagem: Tais Santana

The post Celular durante a prova pode causar eliminação do candidato no ENEM first appeared on Band News FM Curitiba.

BandNews

Geral

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!