Saúde Contaminação

Covid: risco de contaminação em superfícies é inferior a 1%, diz estudo

Por Isto É Dinheiro

20/10/2021 às 06:58:54 - Atualizado há
Isto É Dinheiro

Desinfetar os produtos comprados no supermercado, limpar corrimão e celulares, assim como solas de sapatos ou trocar de roupa foram hábitos que muitos de nós adotaram durante a pandemia. Mas fará sentido manter o excesso de higienização das superfícies?

Um estudo citado pela CNN concluiu que o risco de contaminação em superfícies é de cinco por cada 10 mil casos em que as pessoas tocaram em locais contaminados com o novo coronavírus, ou seja, inferior a 1%.

A imunologista e pesquisadora Margareth Dalcomo afirmou que estas medidas de limpeza são dispensáveis, porque o vírus fica, predominantemente, suspenso no ar. Já o uso da máscara e a higienização das mãos continuam a ser fundamentais.

O estudo foi realizado na cidade de Barreira, no Brasil e as amostras foram recolhidas de junho de 2020 a maio de 2021 na principal área de mercado do município, que inclui lojas, supermercados, restaurantes, cafés, bares e pontos comerciais.

A pesququisa compara duas possíveis situações de contágio. Na primeira, um homem infetado com a Covid-19 entra em contato com uma pessoa saudável e conversa, negligenciando o uso de máscara e o distanciamento social. Após o contacto, a pessoa é infetada.

Na segunda situação, um homem infetado toca em vários objetos, como celular, dinheiro e máquinas multibanco, sendo que outro, saudável, toca nos mesmos objetos e não fica contaminado.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo