Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

golpes

Golpe "sequestra" WhatsApp com ajuda da própria vítima; veja como se proteger


Segundo os pesquisadores da Ese, é através dessa função que os criminosos atacam. Os golpistas convencem as vítimas (por telefone, email, mensagens de textos) a escanear um QR code falso, que, em vez de apresentar uma página oficial do WhatsApp, aparece uma página enganosa que tenta sequestrar a sessão de WhatsApp.

Por mais que nas versões mais recentes do WhatsApp haja o desbloqueio biométrico ou por PIN para validar uma nova sessão em outro aparelho, as versões mais antigas usam esse código para conceder o acesso sem qualquer outro tipo de validação adicional.

Sendo assim, os cibercriminosos desenvolveram ferramentas capazes de capturar e armazenar a imagem do código QR gerada pelo WhatsApp para criar um novo código. Depois da invasão, a sessão do usuário é armazenada no computador do hacker.

Um detalhe importante é que o “sequestro” da conta acontece sem que o uso do aplicativo no celular da vítima seja interrompido.

Leia mais:

Veja como se proteger

Algumas atitudes podem prevenir qualquer problema e evitar que o pior aconteça. Veja como se proteger com algumas dicas, segundo a empresa:

Fonte: UOL

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Olhar Digital

Segurança E Privacidade Golpes Golpes Na Internet Whatsapp

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!