SaĂșde Destaque

Pobreza menstrual: como afeta a saúde mental das pessoas atingidas

Por Agência Nacional das Favelas

17/10/2021 às 12:29:45 - Atualizado hĂĄ
Absorvente
Crédito: Banco de imagens Pixabay


Um tema muito recorrente nos Ășltimos dias é o debate sobre pobreza menstrual. A discussão vem sempre pela via das polĂ­ticas pĂșblicas, que de fato encontra a razão das pessoas que são atingidas.

Esse é um problema bastante complexo, e que atinge as pessoas que menstruam de formas cruéis. Além de um problema social, vemos um problema de saĂșde, e por consequĂȘncia, de saĂșde mental.

Mas qual o impacto direto desse tipo de situação?

Pobreza menstrual e saĂșde mental

Sempre vale lembrar que para a OMS – Organização Mundial da SaĂșde o conceito de saĂșde diz respeito ao indivĂ­duo que se sente bem nas esferas biopsicossocial e espiritual. Logo de inĂ­cio, vemos uma série de problemas que envolvem esse conceito a partir do tema deste artigo.

As pessoas que menstruam, não possuem no mĂ­nimo, a dignidade de contar com as condições necessĂĄrias durante o perĂ­odo menstrual, como indicam os médicos. Dessa forma, acabam expostas a problemas graves de saĂșde.

Isso passa também por todo o debate de educação sexual, que é precĂĄrio nas periferias. E quando as pessoas possuem feridas desse tipo (social e fĂ­sica), a saĂșde mental também é abalada fortemente.

O fato de não frequentarem os lugares por medo ou receio de serem ridicularizadas, faz com que essas pessoas se tornem mais reclusas, longe do convĂ­vio social, e por consequĂȘncia com dificuldades para criarem novos laços.

Isso não se atribui somente a amizades, mas também ao fato da ausĂȘncia em escolas, espaços de ensino, ou no mercado de trabalho.

Portanto, afeta as relações sociais e produtivas, que são importantes para vencer uma situação de pobreza. Considerando que isso faz parte da vida de quem menstrua por um bom tempo, como ela se vĂȘ perante à sociedade?

Risco direto a saĂșde

Outro risco é o fato de utilizarem de recursos não indicados como, por exemplo, pedaços de pano, para que tenham a condição de circularem nesses ambientes. Mas, que ser humano é esse que estĂĄ circulando e em quais condições de risco a saĂșde? Esse tema deve ser alvo de preocupação de toda a comunidade e não somente do poder pĂșblico.

Por isso todos os setores sociais podem, e devem, debater cada vez mais por vias diferentes. O que é muito importante para avançarmos nesse conceito.

Falar da pobreza menstrual, é ir muito além do que somente o problema pontual, mas também tudo o que ele pode trazer como consequĂȘncia.

Garantir a entrega de absorventes descartĂĄveis para a população carente, também é uma maneira de cuidar da saĂșde mental e assegurar os direitos que essas pessoas possuem pela constituição.

Além disso, é sobre entender que um ser humano merece ser cuidado, especialmente quando não possui condições financeiras para isso. Essa é uma forma de acolher quem precisa, e dar base para que essas pessoas se tornem protagonistas de suas histórias!

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria vocĂȘ recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria AgĂȘncia de NotĂ­cias das Favelas

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo