O Amazon Prime Day deste ano está chegando e, com a tradicional temporada de ofertas da gigante estadunidense, os cibercriminosos também passaram a usar a data para aumentar a força dos ataques. A Check Point Software, com seu braço de pesquisa, estudou a presença crescente de ferramentas fraudulentas na internet em preparação para o evento.
Os especialistas notaram 727 novos domínios relacionados à Amazon criados nas primeiras três semanas de setembro, com 1 a cada 18 sendo classificado como malicioso ou, no mínimo, suspeito. Do total, 1 a cada 36 também incluiu a expressão "Amazon Prime", fazendo referência direta ao braço de compras da companhia.
A Check Point também estudou dois casos específicos de phishing ocorridos em relação à loja, chamando a atenção pela sofisticação e adaptação local.
O primeiro, enviado por e-mail, simula um caso de "Pagamento não autorizado", com comunicação em português e um botão de "Atualizar Agora". Clicar nele envia a vítima a um site de login falso (https://45[.]94[.]58[.]75/br-pt/prime/) em um domínio malicioso, roubando as credenciais do usuário.
O outro caso é um PDF intitulado "Assinatura Suspensa", incluso em um e-mail com assunto "Importante: Assinatura do Amazon Prime Suspensa", informando sobre um suposto congelamento da conta devido a problemas no cartão de crédito. No documento, há um link que redireciona a vítima a um portal de pagamentos falso, feito para roubar os dados financeiros do usuário.
Como visto, as fraudes já começaram, antes mesmo do Prime Day ter início. O melhor a se fazer é proteger a conta desde já, com alguns dicas importantes vindas da Check Point:
VÍDEO | Nem o gigante Google escapou! ð± Um simples telefonema foi a porta de entrada para um ataque hacker
Fonte: Canal Tech