Saúde Agência Câmara

Audiência discute combate ao câncer de mama em mulheres jovens

Por Agência Câmara

13/10/2021 às 12:59:06 - Atualizado h├í
La├žos rosas numa parede branca simbolizando a campanha contra o c├óncer de mamaO la├žo rosa é o s├şmbolo da campanha contra o c├óncer de mama


As comiss├Áes de Defesa dos Direitos da Mulher, de Seguridade Social e Fam├şlia, e de combate ao c├óncer discutem nesta quinta-feira (14) o enfrentamento do c├óncer de mama nas mulheres de 18 a 49 anos.

Segundo o Inca, o c├óncer de mama é uma doen├ža rara em mulheres jovens e sua incid├¬ncia come├ža a ser mais expressiva a partir dos 40 anos.

O debate integra a programa├ž├úo do Outubro Rosa, promovido pela Secretaria da Mulher da C├ómara dos Deputados A campanha mundial de conscientiza├ž├úo tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a import├óncia da preven├ž├úo e do diagnóstico precoce do c├óncer de mama.

O c├óncer de mama é segundo tipo que mais acomete as brasileiras, representando em torno de 25% de todos os c├ónceres que afetam o sexo feminino. O c├óncer de mama só fica atr├ís do c├óncer de pele n├úo melanoma.

A deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), que pediu a realiza├ž├úo do debate, ressalta que existem v├írios tipos de c├óncer de mama. "Alguns evoluem de forma r├ípida, outros, n├úo. A maioria dos casos tem bom prognóstico", afirma a parlamentar.

Tereza Nelma, ela mesma paciente oncológica, lembra ainda que a pandemia de Covid-19 dificultou ainda mais o acesso ao diagnóstico e tratamento.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto com as deputadas, entre outros:
- a diretora do Departamento de Aten├ž├úo Especializada em Tem├ítica do Ministério da Sa├║de, Ma├şra Botelho;
- o mastologista e cancerologista do Hospital Meridional (Serra/ES), Nelson Luiz Nunes de Faria;
- um representante do Instituto Nacional de Câncer (Inca);
- um representante do Instituto Lado a Lado.

A reuni├úo ser├í realizada às 9h30, no plen├írio 14.

Os interessados poder├úo acompanhar o debate, ao vivo, pelo portal e-Democracia, inclusive, enviando perguntas, cr├şticas e sugest├Áes aos convidados.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo