Economia Brasil

Passagens aéreas acumulam alta de quase 60% no Brasil

Por Olhar Digital

12/10/2021 às 14:48:47 - Atualizado há
Olhar Digital

Ao passo que cerca de 70% da população recebeu pelo menos uma dose da vacina contra Covid-19, muitos já se sentem seguros para retomar as viagens, contudo um fato pode complicar os planos dos brasileiros: o preço das passagens aéreas.

Em virtude das altas acumuladas, os bilhetes estão cada vez mais caros. Considerando o acumulado dos últimos 12 meses, as passagens registraram aumento expressivo na casa de quase 57% (56,81%). O dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (8).

Alta dos combustíveis também influenciou no preço da passagem

Outro fator que contribuiu para esse cenário foram os reajustes frequentes no preço dos combustíveis, algo que também já virou uma verdadeira "pedra no sapato" no cotidiano dos brasileiros.

Vale ressaltar que o querosene de aviação é um dos principais custos para o caixa das companhias aéreas, sendo assim, o setor é um dos que mais sofre com a elevação no valor de mercado do produto.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a média no segundo trimestre deste ano para o litro do querosene de aviação ficou 91,7% mais caro frente ao mesmo período de 2020. Ano em que o setor estava em baixa em virtude do avanço da pandemia.

Por fim, a reabertura das economias junto ao aumento da demanda no chamado pós-pandemia, são outros eventos que ajudam a explicar a crescente nos preços das passagens.

Fonte: Estadão

Fonte: Olhar Digital
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo