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Economia

Postes e semáforos de Curitiba viram "alvo" em acidentes de trânsito


Batidas de veículos em postes de energia elétrica e semáforos já causaram um prejuízo de quase R$ 800 mil em Curitiba neste ano. Segundo a Copel, desde janeiro foram registradas 167 colisões em postes na cidade. Já a prefeitura informou que foram registrados 60 chamados para consertos diversos em semáforos após colisões neste ano, média de seis por mês. E o que é mais grave: segundo análise deste ano do Programa Vida no Trânsito (PVT), 39,2% do total de acidentes com mortes no trânsito da capital ocorreram após alguma colisão.

A Copel informou que desde janeiro foram registradas 1.772 batidas em postes em todo o estado. O tamanho do prejuízo varia de acordo com o poste, mas a companhia calcula que a média fica em R$ 3 mil por equipamento danificado. Ou seja, no estado inteiro o custo da troca ou conserto dos equipamentos ficou em aproximadamente R$ 5,3 milhões. No ano passado foram 3.039 acidentes desse tipo em todo o Paraná, mesmo com o distanciamento provocado pela pandemia do novo coronavírus, que reduziu a circulação de veículos.

No caso dos postes da Copel há um problema adicional: a interrupção no fornecimento de energia, já que a manutenção dura em média quatro horas. Segundo a superintendente de Manutenção da Copel, Andrea Cristina Brotto Bertolin, a companhia tem investido em tecnologia de automação para reduzir os impactos aos consumidores, mas para garantir a segurança é impossível manter o fornecimento de energia quando a estrutura é danificada.

A Copel cobra a conta do motorista, mas nem sempre é possível, pois muitos deles fogem do local no caso de acidentes menos graves. A companhia estima que em apenas 30% dos casos o causador do acidente arca com os custos. No ano passado a média foi de 8,5 postes danificados após acidentes todos os dias no Paraná. As cidades com maior número de acidentes registrados em 2020 foram Curitiba (330), Maringá (198), Londrina (190), Ponta Grossa (110), Cascavel (97) e São José dos Pinhais (96).

A ideia de tornar o ressarcimento obrigatório já foi tema de debate na Câmara Municipal de Curitiba. A proposta foi apresentada pelo ex-vereador Helio Wirbisky, mas não avançou. A Câmara dos Deputados também avalia um projeto de lei neste sentido, apresentado pelo deputado Alexandre Frota (PSDB-SP). No ano passado, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou um motorista a arcar com os custos após bater em um poste no Distrito Federal. A ação foi movida pela Companhia Energética de Brasília (CEB).

A Copel orienta quem se envolve em um acidente em que a fiação elétrica possa estar em contato com o veículo para permanecer dentro dele até ter certeza de que a energia foi desligada. O contato com a Copel deve ser feito pelo número 0800 51 00 116.

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