Sa√ļde Brasil

Queiroga compara máscaras a preservativos ao criticar uso obrigatório

Por Notícias Ao Minuto

10/10/2021 às 11:43:27 - Atualizado h√°
Notícias Ao Minuto


"Tem que acabar com essa narrativa. O nosso problema n√£o é m√°scara. A gente tem é que desmascarar determinadas pessoas a√≠, que ficam com narrativas que n√£o se sustentam", disse o ministro.
Em seguida, para justificar o seu ponto de vista, o ministro fez uma comparação do uso de máscara com o de preservativos.


"Preservativos diminuem doenças sexualmente transmissíveis, mas vou fazer uma lei para obrigar as pessoas a usá-los? Imagina."


N√£o é a primeira vez que o ministro se diz contr√°rio à obrigatoriedade do uso das m√°scaras. Durante entrevista em agosto ao Ter√ßa Livre, canal bolsonarista investigado por disseminar fake news, ele afirmou n√£o concordar com a legisla√ß√£o que obriga o uso do utens√≠lio.


"O Brasil tem muitas leis e as pessoas, infelizmente, não observam. O uso de máscaras tem de ser um ato de conscientização."


Especialistas, no entanto, afirmam que a obrigatoriedade do uso das m√°scaras é essencial para conter a transmiss√£o do coronav√≠rus. Uma pesquisa do Centro de Controle e Preven√ß√£o de Doen√ßas dos EUA expôs 139 pessoas a dois cabeleireiros infectados pela coronav√≠rus. Todas os participantes da pesquisa usaram m√°scara. Como resultado, nenhum deles contraiu o v√≠rus.


Virologista da Faculdade de Medicina de S√£o José do Rio Preto, Maur√≠cio Nogueira afirma que a obrigatoriedade do uso das m√°scaras é crucial para combater a pandemia.


"Elas diminuem a transmiss√£o, o que é fundamental para manter a pandemia sob controle e promover a retomada da economia, algo t√£o desejado", diz ele, refor√ßando que a import√Ęncia das m√°scaras j√° foi comprovada por diversos trabalhos cient√≠ficos. "N√£o existe d√ļvida cient√≠fica sobre isso."
Nogueira acrescenta que a postura negacionista do governo Bolsonaro contribuiu para o agravamento da pandemia, que j√° matou mais de 600 mil pessoas no Brasil.?


"Nós vacinamos muito pouco no come√ßo. Se nós tivéssemos vacinado mais, ter√≠amos tido um menor n√ļmero de mortos no pico da pandemia, que foi em maio e abril deste ano", diz o especialista. "Ao negar as vacinas, o uso de m√°scaras e promover o tratamento precoce, o presidente promoveu também a pandemia no Brasil"?


Apesar dos benefícios do uso da máscara, o governo Bolsonaro tenta desestimular o uso da peça. Em junho, o mandatário disse que Queiroga preparava um parecer para desobrigar o uso da proteção por quem já foi vacinado contra a Covid ou quem já se infectou com o vírus.


No entanto, mesmo pessoas vacinadas ou que j√° tenham sido infectadas podem transmitir o Sars-CoV-2.


Além de criticar a obrigatoriedade no uso de m√°scaras, Bolsonaro também j√° investiu contra as medidas de isolamento social. Em maio, ele acionou o STF para derrubar as medidas restritivas adotadas no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paran√°. O ministro Barroso, porém, negou o pedido, argumentando que os estados e mun√≠cipios t√™m a prerrogativa para adotar as determina√ß√Ķes.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo