Foto: Agência Brasil - EBC
A conferĂȘncia Ă© um processo de mobilização que convida as escolas a desenvolverem jornadas pedagógicas, por meio de pesquisas e produção de conhecimentos, para o enfrentamento às mudanças do clima, engajando crianças e adolescentes na transformação dos seus territórios e comunidades escolares.
"O principal objetivo da conferĂȘncia Ă© fortalecer ações formativas no campo da educação ambiental, para que as escolas se constituam como espaços educadores sustentĂĄveis e resilientes", explicou o MinistĂ©rio da Educação (MEC).
Podem ser delegados da conferĂȘncia crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, matriculados do 6Âș ao 9Âș ano do ensino fundamental. Participam escolas que possuem pelo menos uma turma desses anos finais do ensino fundamental.
O evento deste ano faz parte do movimento de preparação do paĂs para a 30ÂȘ ConferĂȘncia das Nações Unidas sobre as Mudanças ClimĂĄticas (COP30), que acontece no mĂȘs que vem, em BelĂ©m (PA).
A conferĂȘncia infantojuvenil Ă© organizada pelos ministĂ©rios da Educação, do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da CiĂȘncia, Tecnologia e Inovação. Ao longo de cinco edições (2003-2018), a conferĂȘncia envolveu mais de 20 milhões de pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, professores, gestores da educação e do meio ambiente.
A programação de abertura começa às 17h e terĂĄ o lançamento do guia socioambiental Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento, do artista e educador Marcos AurĂ©lio Querubim, criador da Companhia Cultural Emcantar. O grupo tambĂ©m apresentarĂĄ o espetĂĄculo Abraço no Planeta, que une mĂșsica, teatro e poesia em um chamado à preservação do planeta.
O evento serĂĄ realizado no Centro de Treinamento de Professores - Av. Alfredo Nasser, Ărea Especial nÂș 4, Luziânia (GO).
Fonte: AgĂȘncia Brasil