Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Notícias

Presidente da Liga das Escolas de Samba ameaça adiar Carnaval do Rio


Revista Fórum

Jorge Perlingeiro, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), fez uma ameaça, nesta sexta-feira (1). Ele declarou que, caso não haja garantia de 100% de público na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2022, os desfiles serão adiados para julho.

A afirmação ocorreu durante audiência pública, realizada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Estiveram presentes representantes de blocos e escolas de samba, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de outras pastas, de acordo com informações de Mariene Lino, no Metrópoles.

O presidente da Liesa alegou que, sem o público máximo da Sapucaí, que chega a comportar 70 mil pessoas, os desfiles ficariam inviáveis financeiramente.

"Caso não possamos realizar o Carnaval em sua plenitude no mês de fevereiro, o espetáculo será prorrogado para julho. Não podemos reduzir o seu tamanho, nem o público, porque assim não teremos dinheiro para bancar o evento, e nem a participação dos componentes", disse Perlingeiro.

Em contrapartida, um laudo elaborado pelos médicos Hermano Castro (Fiocruz) e Roberto Medronho (UFRJ) indica que, para a realização de grandes eventos, seria necessário que 80% da população esteja totalmente vacinada contra o coronavírus.

"A expectativa é ter mais de 90% da população adulta carioca vacinada com a segunda dose até meados do mês de novembro. A gente acredita que até dezembro vamos ter um panorama epidemiológico muito diferente, se não houver uma nova variante. Mas é uma doença nova, tem outras variáveis que podem interferir no processo, e é preciso cautela", destacou Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde.

Mediação

O vereador Tarcísio Motta (PSOL), mediador da audiência, ressaltou que as recomendações serão encaminhadas para análise do Comitê Científico da SMS. "Cobraremos para que a prefeitura possa tornar públicas quais são essas condições, critérios e protocolos para confirmar a realização da festa e garantir a segurança da cidade antes, durante e depois do Carnaval de 2022".

Revista Fórum

Cultura Notícias Carnaval Coronavírus Escolas De Samba Rio De Janeiro

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!