Política Judiciário

PF faz busca em empresa de Francisco Maximiano, alvo da CPI da Covid

Por Da Redação

30/09/2021 às 09:13:33 - Atualizado há

A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (30) uma operação de busca e apreensão na empresa Global Gestão em Saúde, alvo de investigações da CPI da Covid. A operação ocorreu em conjunto com o Ministério Público Federal e a Receita. A empresa é acusada de integrar um esquema de lavagem de dinheiro e corrupção.

Esta é a terceira ação policial, em apenas duas semanas, em endereços relacionados ao dono da Global, Francisco Emerson Maximiano. Ele também é dono da Precisa Medicamentos, cuja conduta é, igualmente, apurada pela CPI.

Maximiano prestou depoimento à comissão do Senado em agosto deste ano. Tanto a Precisa, quanto a Global são apontadas como intermediárias, junto ao Ministério da Saúde, em um esquema de compra superfaturadas de vacinas contra o coronavírus.

Além de ir ao Senado munido de um habes corupus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiu a ele o direito de ficar em silêncio diante de temas que o incriminassem, Maximiano negou o compromisso de dizer a verdade. Ele também se recusou a responder preguntas sobre a compra de imunizantes.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a Procuradoria e a Polícia Federal indicam pagamento de propina pela empresa a políticos em troca de apoio para contratos com a Petrobras. A operação deflagrada nesta quinta investiga um contrato de 2015, no valor de R$ 550 milhões.

A sede da empresa fica em Barueri, região da Grande São Paulo. A PF cumpriu, ainda, outros sete mandados de busca e apreensão em outros endereços.

> STF condena ex-deputado da base de Michel Temer a oito anos de prisão

> Senado aprova nova Lei de Improbidade Administrativa, que volta para Câmara

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS


 

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo