Política Protestos

Manifestações contra Bolsonaro ganham força e mobilizam cerca de 750 mil pessoas

Por Brasil de Fato

20/06/2021 às 16:35:18 - Atualizado há
Brasil de Fato

O senador e presidente da CPI da Pandemia, Renan Calheiros também criticou o Executivo. "As expressivas manifestações em repúdio ao governo da morte adquirem maior relevância em função da pandemia. O Brasil todo lamenta as 500 mil mortes. Menos o presidente. Isso diz muita coisa sobre seu caráter", afirmou o parlamentar.

No mesmo tom, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes publicou: "Espero que as lições aprendidas ergam uma sociedade mais justa e solidária para o futuro. Responsabilidade social já".

Internacionalmente, houve protestos em 17 países do mundo com estrangeiros e brasileiros condenando a crise sanitária no Brasil.

"Sem dúvida terá um impacto nacional e internacional para questionar e pressionar o presidente Bolsonaro. Acreditamos que irá ampliar ainda mais o desgaste do governo para poder derrotá-lo com um impeachment ou nas urnas no ano que vem", analisa Jessy Dayane.

Próximos passos

Agora os movimentos populares, partidos políticos e frentes populares que convocaram as duas últimas manifestações nacionais irão agendar uma nova reunião para definir os próximos passos, considerando que o prognóstico é de que o Brasil ainda enfrente uma terceira onda de contágios.

Para Edson Carneiro, o momento é de intensificar as mobilizações de rua, porque ainda que a imprensa tradicional tenha mudado sua postura sobre o atual governo, as elites continuam apoiando a agenda econômica bolsonarista.

"Nesse enfrentamento da extrema-direita e do neoliberalismo da direita tradicional, a unidade das organizaçoes populares em torno de um projeto de reconstrução nacional é o que fará toda a diferença na disputa política do próximo período no Brasil", defende o dirigente sindical.

Paralelamente está sendo elaborado um "superpedido" de impeachment, que reúne 20 denúncias de crimes de responsabilidade cometidos por Bolsonaro. O atual presidente bateu um recorde com 122 pedidos de impeachment protocolados.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo