Litoral Baleia Encalhada PR

Baleia-fin de quase 20 metros encalha na Ilha do Mel, em Paranaguá

Animal era um macho adulto. Segundo o Laboratório de Ecologia e Conservação, é o primeiro registro de encalhe de uma baleia da espécie no Paraná.

Por g1 PR �- Curitiba

23/09/2021 às 13:44:33 - Atualizado há
Baleia de quase 20 metros encalha na Ilha do Mel, em Paranaguá - Foto: LEC/CEM/UFPR

Uma baleia-fin (Balaenoptera physalus) encalhou na praia grande da Ilha do Mel, em Paranaguá, no litoral do Paraná, na terça-feira (21). O animal de quase 20 metros era um macho adulto.


De acordo com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é o primeiro registro de encalhe de uma baleia da espécie no estado.

"Este é um registro incrível para a nossa região e o trabalho da equipe que conduz a necropsia permitirá que os pesquisadores avaliem a condição de saúde e a possível causa da morte do animal", ressalta a coordenadora do laboratório, a bióloga Camila Domit.

Duas equipes do LEC, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, estiveram no local nesta quarta-feira (22).

Os pesquisadores estão coletando materiais biológicos e avaliando as condições da carcaça da baleia-fin. As amostras biológicas serão enviadas para laboratórios parceiros para apoiar projetos de pesquisa direcionados à espécie.

A operação de atendimento do encalhe também mobilizou o Instituto Água e Terra (IAT) e 27 servidores da Prefeitura de Paranaguá para dar destino à carcaça.

Conforme o LEC, o procedimento para enterrar a baleia cumpre o Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos no Litoral do Paraná (PRAE).

Baleia-fin


O Laboratório de Ecologia e Conservação informou que a baleia-fin é a segunda maior espécie de baleia existente no oceano, perdendo em tamanho apenas para a baleia azul.

A espécie é considerada ameaçada de extinção e está envolvida no Plano de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN/ICMBIO).

Número de encalhes


A bióloga Camila Domit afirmou que os encalhes de baleias no litoral do Paraná neste ano foram mais frequentes do que em anos anteriores.

Até o momento, foram registrados:

  • 12 encalhes de baleias-jubarte;
  • 1 de baleia-sei;
  • 1 de baleia-de-minke;
  • 1 de baleia-fin.
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo