Política Mandato Cassado

Prefeito de cidade na RMC tem mandato cassado após ser acusado de abuso de poder político

A defesa do prefeito de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, Claudio Cesar Casagrande deve recorrer da decisão da Justiça Eleitoral

Por Redação

23/09/2021 às 13:30:55 - Atualizado h√°
Reprodução/Facebook

O prefeito de Campo Magro, na Regi√£o Metropolitana de Curitiba, Claudio Cesar Casagrande teve o mandato cassado nesta segunda-feira (20) pelo juiz eleitoral James Hamilton de Oliveira Macedo, da 182¬™ Zona eleitoral do município. Ele é acusado de utilizar o cargo e a estrutura da Administra√ß√£o Pública para a pr√°tica de abuso de poder político com fins eleitorais.

A ação contra o prefeito foi impetrada pelo candidato Rilton Boza e a Coligação "O Respeito que Campo Magro Merece". Eles pedem a inelegibilidade e cassação de Casagrande.

O primeiro fato do qual Casagrande é acusado diz respeito à distribui√ß√£o, entre dezembro de 2019 e maio de 2020, de informativo, junto com o carn√™ de IPTU, com reda√ß√£o considerada eleitoral de seus feitos, obras e imagens frente à prefeitura de Campo Magro.

A segunda acusa√ß√£o se refere à aplica√ß√£o de prova aos alunos da Escola Municipal Vereador Hemétrio Torres, na qual teria sido "feita uma men√ß√£o elogiosa ao Prefeito e suas realiza√ß√Ķes" com forma de "promo√ß√£o pessoal". De acordo com os respons√°veis pelas acusa√ß√Ķes, a esposa do Prefeito, Giovana Mion Casagrande, era a Secret√°ria de Educa√ß√£o Municipal na época dos fatos, o que evidenciaria o interesse na promo√ß√£o do marido, utilizando-se das provas escolares para promover propaganda eleitoral junto aos pais dos alunos.

O terceiro fato diz respeito ao excesso de gastos com propaganda. A Prefeitura teria gastado mais nos oito primeiros meses de 2020 do que a média de gastos com propaganda nos anos de 2017, 2018 e 2019. Os gastos estariam 2500% acima do permitido pela legisla√ß√£o.

Defesa

Em nota enviada à Banda B, a defesa do prefeito Casagrande diz que houve provas e argumentos que n√£o foram levados em considera√ß√£o pelo juiz no momento de proferir a senten√ßa e que ir√° recorrer da decis√£o.

Até que o recurso seja julgado, Casagrande permanece na prefeitura de Campo Magro. Leia a nota na íntegra:

"N√£o concordam com as conclus√Ķes adotadas na senten√ßa. Existiram provas e argumentos importantes que n√£o foram levados em considera√ß√£o. Os advogados est√£o preparando as medidas jurídicas cabíveis, que ser√£o apresentadas de acordo com a legisla√ß√£o.

Os Representados confiam que a condena√ß√£o ser√° reformada, por meio de Recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Paran√°. Por enquanto, nada muda na administra√ß√£o municipal, pois os recursos suspendem os efeitos da decis√£o condenatória."

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo