Política Mandato Cassado

Prefeito de cidade na RMC tem mandato cassado após ser acusado de abuso de poder político

A defesa do prefeito de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, Claudio Cesar Casagrande deve recorrer da decisão da Justiça Eleitoral

Por Redação

23/09/2021 às 13:30:55 - Atualizado há
Reprodução/Facebook

O prefeito de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, Claudio Cesar Casagrande teve o mandato cassado nesta segunda-feira (20) pelo juiz eleitoral James Hamilton de Oliveira Macedo, da 182ª Zona eleitoral do município. Ele é acusado de utilizar o cargo e a estrutura da Administração Pública para a prática de abuso de poder político com fins eleitorais.

A ação contra o prefeito foi impetrada pelo candidato Rilton Boza e a Coligação "O Respeito que Campo Magro Merece". Eles pedem a inelegibilidade e cassação de Casagrande.

O primeiro fato do qual Casagrande é acusado diz respeito à distribuição, entre dezembro de 2019 e maio de 2020, de informativo, junto com o carnê de IPTU, com redação considerada eleitoral de seus feitos, obras e imagens frente à prefeitura de Campo Magro.

A segunda acusação se refere à aplicação de prova aos alunos da Escola Municipal Vereador Hemétrio Torres, na qual teria sido "feita uma menção elogiosa ao Prefeito e suas realizações" com forma de "promoção pessoal". De acordo com os responsáveis pelas acusações, a esposa do Prefeito, Giovana Mion Casagrande, era a Secretária de Educação Municipal na época dos fatos, o que evidenciaria o interesse na promoção do marido, utilizando-se das provas escolares para promover propaganda eleitoral junto aos pais dos alunos.

O terceiro fato diz respeito ao excesso de gastos com propaganda. A Prefeitura teria gastado mais nos oito primeiros meses de 2020 do que a média de gastos com propaganda nos anos de 2017, 2018 e 2019. Os gastos estariam 2500% acima do permitido pela legislação.

Defesa

Em nota enviada à Banda B, a defesa do prefeito Casagrande diz que houve provas e argumentos que não foram levados em consideração pelo juiz no momento de proferir a sentença e que irá recorrer da decisão.

Até que o recurso seja julgado, Casagrande permanece na prefeitura de Campo Magro. Leia a nota na íntegra:

"Não concordam com as conclusões adotadas na sentença. Existiram provas e argumentos importantes que não foram levados em consideração. Os advogados estão preparando as medidas jurídicas cabíveis, que serão apresentadas de acordo com a legislação.

Os Representados confiam que a condenação será reformada, por meio de Recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Por enquanto, nada muda na administração municipal, pois os recursos suspendem os efeitos da decisão condenatória."

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo