Geral Canal Tech

Como jogar Civilization VI

Por Da Redação

22/09/2021 às 14:08:07 - Atualizado há

Sid Meier's Civilization VI (PC | PlayStation 4 | Swtich | XBox) é o mais recente título da histórica franquia de estratégia em turnos. O primeiro título chegou ao público em 1991, desenvolvido por Sid Meier, um dos maiores nomes da história da indústria, cujo nome está em todos os lançamentos.

O título conta com uma grande variedade de civilizações, cada uma contendo suas próprias tropas e construções, o que parece assustador a primeira vista. Pensando nisso, o Canaltech separou algumas dicas sobre como jogar Civilization VI e tirar o melhor proveito da experiência.

Como jogar Civilization VI

Tipos de vitória

-
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

Civilization possibilita ao jogador tomar diversos caminhos até chegar a vitória, adequando a experiência para cada estilo de usuário. Existem alguns tipos de vitória, que precisam de feitos específicos para acontecer.

  • Vitória cultural: para atingir a vitória. é necessário que obtenha mais turistas do que outros países;
  • Vitória científica: precisa lançar um satélite, enviar o ser humano à Lua e estabelecer uma colônia em Marte;
  • Vitória por dominação: os jogadores com espírito competitivo devem capturar a capital de cada civilização que esteja no jogo para obter essa vitória;
  • Vitória diplomática: ao usar a diplomacia para resolver conflitos o jogador ganha pontos e, ao acumular 20, vence por diplomacia a partida;
  • Vitória religiosa: é necessário levar os dogmas de sua religião a todos os países e fazer com que ela tenha mais praticantes que outras.

É importante conhecer as diferentes formas de vencer para tomar as melhores decisões desde o início. A escolha da civilização que jogará implica em menor ou maior dificuldade no caminho que desejar seguir já que algumas têm propensão maior a uma categoria de vitória que outra.

Leia as informações da civilização

Um ponto do jogo se conecta com outro, então é importante ler as informações de cada civilização, além dos atributos do líder que ela representa. O Brasil, por exemplo, tem propensão a vitória cultural já que o país ganha bônus ao contratar Grandes Personalidades como músicos e artistas. Não quer dizer que se impossibilita vencer de outras formas, mas a graça do jogo mora exatamente nas características únicas de cada um.

Importante saber quais os bônus de cada civilização, portanto leia e veja qual se encaixa com seu estilo de jogo (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Escolha de mapas

Especialmente para as pessoas que estão começando, é importante escolher o local real da civilização no mapa já que conversa muito bem com as características do país. Esse é um ponto duplamente interessante, pois, além de facilitar o início e compreensão do jogo, serve como base histórica e ver como tal sociedade conseguiu evoluir usando o que tinha a disposição ao redor.

Durante a criação de uma nova partida, é possível selecionar o mapa. Escolha "Local inicial real: Terra" para facilitar o aprendizado do jogo.

Local inicial real ajuda os jogadores que estão iniciando no jogo (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Primeira cidade

Uma das primeiras coisas que o jogador deve fazer é pensar onde posicionar sua primeira cidade. Passe o mapa nas casas ao redor, veja seus benefícios e, quando estiver satisfeito, construa a sua capital. Cidades construídas próximas a rios ou na costa são boas escolhas, mas a situação difere entre civilizações. Cleópatra e os egípcios se beneficiam de cidades no deserto, deixando ainda mais evidente a conexão dos diferentes aspectos do jogo.

Escolha bem onde construir sua primeira cidade lendo as informações nas casas ao redor (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Explore o cenário e lide com os bárbaros

Por mais que cada civilização tenha seu foco, o início do jogo de todas é atrapalhado pelos bárbaros. Treine algumas tropas para lidar com eles enquanto explora o cenário ao redor em busca de locais interessantes para expandir sua civilização.

Faça amizades quando possível

Ter aliados na disputa é sempre uma escolha excelente, desde que não esteja buscando a vitória por dominação. Fazer amizade possibilita que ganhem bônus com o tempo, facilitando pesquisas e ajudando uns aos outros durante conflitos.

Veja em quais Maravilhas deve investir

Ao longo da história da humanidade diversas maravilhas foram construídas pelas civilizações e, ler o que elas fazem ajuda a pensar e obter bônus para encontrar a vitória. Não tem como construir todas, então algumas escolhas precisam ser feitas e priorizar a que conversa melhor com as características de seu líder é o melhor caminho.

Leia sobre as maravilhas e escolha as que facilitem sua vitória (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Faça da Civilopédia sua aliada

Se tem uma coisa que pode ajudar nesse jogo é consultar a Civilopédia. Ela explica como cada coisa funciona, qual bônus determinado item concede e está sempre à disposição do jogador, então nunca hesite em consultá-la, sua vida será muito mais fácil.

Sempre que estiver em dúvida, consulte a Civiliopédia para mais informações (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Que outras dicas vocês têm para quem está começando no jogo?

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo