Educação Calendário Acadêmico

UFPR inicia ano letivo de 2021 com atividades híbridas, remotas e presenciais

Por Da Redação

22/09/2021 às 11:06:38 - Atualizado há

Autonomia dos cursos

As aulas podem variar de totalmente remotas a híbridas ou presenciais a partir do planejamento das disciplinas, realizado pelos docentes e aprovado pelos Colegiados de Curso e Departamentos. Esse planejamento respeita as necessidades pedagógicas das disciplinas, o plano de recuperação da integralização curricular elaborado pela coordenação do curso e os protocolos de biossegurança da UFPR.

Para auxiliar no processo de organização das disciplinas nesse momento, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) elaborou um manual com informações sobre como planejar e articular a oferta de disciplinas no período em que a universidade segue com as atividades de ensino regidas pelas medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Um dos modelos de ensino híbrido apresentado no manual. Acesse aqui a íntegra do manual.

Conforme as instruções, há flexibilidade e autonomia dos colegiados de curso, apoiados pelos comitês de biossegurança locais, para analisar e deliberar sobre a incorporação gradativa de atividades presenciais. “Considerando, ainda, a necessidade de subsidiar a comunidade acadêmica com dispositivos formativos, nesse manual também pode ser acessado um catálogo de vivências formativas voltadas para o ensino híbrido, com minicursos abertos que apresentam sugestões e modelos de organização das turmas e do conteúdo disciplinar ofertado”, esclarece a pró-reitora Maria Josele Bucco Coelho.

Maria Josele destaca que, em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), também estão sendo ofertadas oficinas de apoio e de assessoria pedagógica para os docentes. As atividades podem ser agendadas pelo e-mail [email protected].

Calendário acadêmico

A instrução normativa 02/2021, que estabelece o calendário detalhado para os cursos no período letivo de 2021, está disponível aqui. Para o curso de Medicina, que tem uma programação de 18 semanas, o calendário detalhado segue a instrução normativa 03/2021.

Para conhecer mais sobre a UFPR e a vida acadêmica, os calouros podem acessar o Manual da Estudante e do Estudante 2021. Mais informações podem ser obtidas nas coordenações dos cursos.

Também pode interessar:

Linha Intercampi volta a funcionar

Divulgado edital para auxílio refeição emergencial de estudantes; RU permanece fechado

Prograd esclarece dúvidas sobre o início do próximo semestre letivo

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo