Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Legislativo

STF cobra explicações de Alcolumbre sobre sabatina de Mendonça


O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, cobrou informações do presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), por não ter pautado ainda a sabatina de André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga no Supremo.

Lewandowski é relator do mandado de segurança impetrado na última quinta-feira (16) pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO).

O mandado foi apresentado após as recorrentes tentativas de Alcolumbre de protelar a sabatina de André Mendonça na CCJ. "Não há motivo republicano para o atraso, e a inércia de Davi caracteriza-se como flagrante e indevida interferência do sadio equilíbrio entre os Poderes, na medida em que inviabiliza a concreta produção de efeitos que deve emanar do livre exercício de atribuição típica do presidente da República", alegam os senadores.

Cabe a Davi Alcolumbre marcar a data para a sabatina. Mas o senador tem se recusado a pautar a indicação. Internamente o senador tem defendido a rejeição ao nome de André Mendonça e a condução ao Supremo do procurador-geral da República, Augusto Aras. Ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça, Mendonça teve seu nome enviado ao Senado em 13 de julho.

Congresso em Foco

Justiça Legislativo Alessandro Vieira André Mendonça CCJ Davi Alcolumbre Jorge Kajuru Senado STF

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!