Geral G1

Rio retoma a 2ª dose de CoronaVac e avança no reforço de idosos; meninos seguem sem previsão

Por Da Redação

20/09/2021 às 03:52:07 - Atualizado há
Prefeitura também aplica a dose de reforço em idosos com imunossupressão. A Prefeitura do Rio volta a aplicar a segunda dose da CoronaVac a partir desta segunda-feira (20). A segunda dose estava suspensa desde sexta (17) por falta de vacinas.

O município também avança na dose de reforço em idosos em geral e imunossuprimidos. Nesta segunda, devem ir aos postos cariocas com 89 anos ou mais ou pacientes com imunossupressão acima de 60 anos.

Não há previsão para vacinar meninos de 13 anos, os próximos na lista dos adolescentes.

Calendário de vacinação no Rio de Janeiro

Reprodução

Vacinação de adolescentes

Na sexta (17), a secretaria informou que manteria a vacinação de adolescentes de 14 anos marcada para esta sexta, mas que faria uma nova reunião com o comitê científico na quarta-feira (22) para avaliar como seguirá com a imunização a esse público.

O questionamento foi feito depois que o Ministério da Saúde voltou atrás e passou a não recomendar vacinação de adolescentes sem comorbidades.

A secretaria disse que o atendimento aos jovens de 13 e 12 anos "será submetido na próxima quarta-feira (22) ao Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19, que avaliará as ponderações do ministério".

A pasta informou que até a data da reunião não haverá vacinação de adolescentes sem comorbidades no Rio.

Vacinação de adolescentes deve ser retomada na próxima semana

Celso Ávila/Prefeitura de Rio das Ostras

Doses estão garantidas

Apesar da reunião com o comitê científico, neste sábado (18), o secretário municipal de Saúde disse que a entrega de novas doses da Pfizer — a única vacina autorizada para ser aplicada em adolescentes — , deve acontecer na quarta-feira (22).

"A entrega de mais vacinas da Pfizer já era esperada para a próxima quarta, e a gente espera retornar a vacinação dos adolescentes de 13 anos na quinta e na sexta-feira. Podendo antecipar a vacinação se o Ministério da Saúde antecipar a entrega", disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Governo do estado também quer a volta da vacinação

Também na sexta-feira (17), o governo do estado do Rio de Janeiro manifestou-se a favor da continuação da vacinação contra a Covid em adolescentes.

O documento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi elaborado após reunião com o grupo de especialistas em Vigilância Epidemiológica, que assessora a vigilância estadual.

Os pesquisadores manifestaram opinião a favor da imunização desse público levando em conta a eficácia e a segurança da vacina nessa faixa etária.

A SES lembrou ainda no documento que desde o início da vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos, no dia 24 de agosto, não houve nenhum registro de eventos adversos graves no estado.

Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo