Política Covid-19

CPI ouve diretor de plano de saúde acusado de pressionar por tratamento precoce

Por Congresso em Foco

16/09/2021 às 09:57:33 - Atualizado h√°

Os senadores da CPI da Covid tomam, nesta quinta-feira (16), o depoimento de Pedro Benedito Batista J√ļnior, diretor-executivo da Prevent Senior. O plano de sa√ļde particular, com foco no atendimento a idosos, é acusado de ter pressionado seus médicos a adotarem o protocolo do chamado "tratamento precoce" contra a covid-19, oferecendo medicamentos que s√£o ineficazes contra o tratamento da covid a pacientes que estavam internados em suas unidades.

Pedro, no cargo desde 2018, j√° est√° h√° quase dez anos na empresa, onde come√ßou e continua como médico tutor. Ele também é militar, com patente de tenente-médico, cargo que ocupou por um ano entre 2011 e 2012.

Assim como mais de uma centena de pessoas que estiveram no alvo da CPI da Covid, Pedro recorreu à Justi√ßa para ter o direito de permanecer calado e n√£o produzir potenciais provas contra si. Em decis√£o do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski nesta quarta-feira (15), ele ganhou o direito ao sil√™ncio, isto é, poder√° n√£o responder a perguntas que possam incrimin√°-lo. N√£o poder√°, contudo, ficar calado ou faltar com a verdade quanto a outros temas, como indicar a participa√ß√£o de terceiros.

O médico dever√° explicar por que a rede de plano de sa√ļde adotou uma pr√°tica ineficaz contra o tratamento da covid-19, mesmo depois que diversos estudos passaram a indicar sua falibilidade. A ado√ß√£o do chamado "tratamento precoce", com o uso de medicamentos como a cloroquina, a hidroxicloroquina e a Ivermectina, foi patrocinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ent√£o ministro da Sa√ļde, o general Eduardo Pazuello. A estratégia é uma das respons√°veis pelo elevado n√ļmero de mortos pela pandemia no pa√≠s, que j√° matou cerca de 590 mil brasileiros.

Este ser√° o √ļltimo depoimento da semana – a comiss√£o retornar√° na próxima ter√ßa-feira (21) para pen√ļltima semana de trabalhos. A expectativa dos senadores é que até o final do m√™s o relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL) seja votado e aprovado.


Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo