Política Covid-19

CPI ouve diretor de plano de saúde acusado de pressionar por tratamento precoce

Por Congresso em Foco

16/09/2021 às 09:57:33 - Atualizado há

Os senadores da CPI da Covid tomam, nesta quinta-feira (16), o depoimento de Pedro Benedito Batista Júnior, diretor-executivo da Prevent Senior. O plano de saúde particular, com foco no atendimento a idosos, é acusado de ter pressionado seus médicos a adotarem o protocolo do chamado "tratamento precoce" contra a covid-19, oferecendo medicamentos que são ineficazes contra o tratamento da covid a pacientes que estavam internados em suas unidades.

Pedro, no cargo desde 2018, já está há quase dez anos na empresa, onde começou e continua como médico tutor. Ele também é militar, com patente de tenente-médico, cargo que ocupou por um ano entre 2011 e 2012.

Assim como mais de uma centena de pessoas que estiveram no alvo da CPI da Covid, Pedro recorreu à Justiça para ter o direito de permanecer calado e não produzir potenciais provas contra si. Em decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski nesta quarta-feira (15), ele ganhou o direito ao silêncio, isto é, poderá não responder a perguntas que possam incriminá-lo. Não poderá, contudo, ficar calado ou faltar com a verdade quanto a outros temas, como indicar a participação de terceiros.

O médico deverá explicar por que a rede de plano de saúde adotou uma prática ineficaz contra o tratamento da covid-19, mesmo depois que diversos estudos passaram a indicar sua falibilidade. A adoção do chamado "tratamento precoce", com o uso de medicamentos como a cloroquina, a hidroxicloroquina e a Ivermectina, foi patrocinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo então ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello. A estratégia é uma das responsáveis pelo elevado número de mortos pela pandemia no país, que já matou cerca de 590 mil brasileiros.

Este será o último depoimento da semana – a comissão retornará na próxima terça-feira (21) para penúltima semana de trabalhos. A expectativa dos senadores é que até o final do mês o relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL) seja votado e aprovado.


Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo