Geral Canal Tech

99Pay oferece transações sem necessidade do app via WhatsApp

Por Da Redação

15/09/2021 às 01:47:20 - Atualizado há

Depois de chegar a mais de 1.300 cidades, a carteira digital 99Pay, lançada em julho de 2020, acaba de apresentar um novo recurso: seu assistente via WhatsApp. O objetivo da função é facilitar a usabilidade e trazer mais conveniência ao público que não está inserido na economia digital — por pouca familiaridade com a tecnologia ou por limitações de internet ou memória do celular.

Com o assistente, o usuário poderá fazer transações pela 99Pay sem baixar o aplicativo da 99. A novidade faz parte da estratégia da 99 de utilizar inovação para solucionar problemas reais. O recurso permite acesso a consulta de saldo, transferências entre usuários e pagamento de boletos.

O serviço é 100% gratuito e, para utilizá-lo, não é necessário ter conta bancária nem cartão de débito ou crédito. O cliente só precisa ser usuário da 99Pay. “A tecnologia é uma aliada na democratização de vários serviços”, analisa Maurício Orsolini Filho, Diretor da 99Pay.

-
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

Imagem: Reprodução/Divulgação/99

Ele conta que uma pesquisa exclusiva conduzida pelo Datafolha para a 99 aponta que 21% dos consumidores da Classe C têm dificuldade para baixar o app — por restrição de internet ou do aparelho. “Por isso, optamos por usar a nossa tecnologia, em conjunto com a tecnologia do WhatsApp, para criar soluções que diminuam esse entrave e promovam mais inclusão.”

A solução foi desenvolvida por uma parceria entre a DiDi Labs — laboratório de inovação da Didi Chuxing, dona da 99 — e o Facebook. A partir dela, o WhatsApp é usado para conectar os usuários e a carteira digital. A 99Pay, então, executa a transação. Essa inovação permite que clientes utilizem a 99Pay para pagamentos e transferências com a eficiência do WhatsApp.

Em um ano de existência, a 99Pay registrou crescimento de 1.640% em número de usuários. Ao longo de 12 meses, foram aproximadamente 8,3 milhões de transações. A maioria das transações, 57% delas, foi de pagamentos de corridas. Em segundo lugar, vem o pagamentos de boletos.

Além de oferecer lucratividade de 220% do CDI, a carteira digital permite economizar nos serviços existentes na plataforma da 99. Nas cidades em que 99Pay, 99Food e 99Pop operam juntos, cada real utilizado na plataforma vale, em média, R$ 1,45, quando considerados incentivos, cashback, promoções e descontos.

Como usar o assistente

O primeiro passo é adicionar o número oficial da 99Pay [(61) 3550-8938] aos contatos e enviar uma mensagem pelo WhatsApp com a palavra "Menu". O assistente virtual responde com o link dos Termos e Condições — o usuário deve aceitá-los para que as funcionalidades sejam liberadas.

Imagem: Reprodução/Captura de tela/99Pay

Depois, é só escolher entre as opções: consultar o saldo, pagar um amigo ou pagar boletos.

Imagem: Reprodução/Captura de tela/99Pay

Novos usuários precisam se cadastrar na carteira digital pelo aplicativo da 99. Para usar a nova funcionalidade, o cliente deve ter saldo de pelo menos R$ 10 na 99Pay.

Segundo as empresas, as operações da 99Pay via WhatsApp são protegidas por diversas camadas de segurança. Todo o processo usa criptografia e os dados coletados e tratados de acordo com as políticas de privacidade do Facebook e da 99. Para garantir mais segurança ao processo, o usuário deve evitar compartilhar senhas e ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp.

Em caso de perda, furto ou roubo do celular ou outro incidente que possa comprometer a segurança, é importante que o usuário comunique a 99 imediatamente para fazer o bloqueio da conta e do passageiro. A notificação deve ser feita pela “Central de Ajuda” do app ou pelo número 0300 3132 421.

Essa não é a primeira vez que a 99 e o Facebook se juntam. Em novembro de 2020, um projeto conjunto permitiu que passageiros da 99 pedissem o serviço de corridas pelo WhatsApp. Hoje, a opção está presente em 16 cidades, incluindo as capitais Curitiba, Maceió e Teresina.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo