Polícia Golpe do Delivery

Polícia Civil alerta população sobre golpe do delivery e pagamentos em máquinas

Ao fazer o pagamento pela máquina de cartão, golpista registra o débito de um valor muito superior ao da compra. Modalidade de estelionato conta com golpistas que se cadastram como entregadores nas plataformas, utilizando documentos falsos para dar credibilidade.

Por Agência de Notícias do Paraná

14/09/2021 às 15:03:42 - Atualizado h√°
Divulgação

A Polícia Civil do Paran√° (PCPR) alerta a popula√ß√£o sobre golpes que est√£o sendo aplicados por "entregadores", ou falsos entregadores, de aplicativos de comida. Ao fazer o pagamento pela m√°quina de cart√£o, o golpista registra o débito de um valor muito superior ao da compra. Para n√£o ser uma vítima, a pessoa precisa tomar cuidados, como desconfiar de histórias mal contadas e fazer o pagamento preferencialmente pelos aplicativos.

A modalidade de estelionato ocorre com golpistas que se cadastram como entregadores nas plataformas, utilizando documentos falsos para dar credibilidade, com intuito de burlar uma atividade que é essencialmente legal.

Segundo a PCPR, um falso atendente faz uma liga√ß√£o telefônica para a vítima comunicando que o "entregador" teve um problema e que a entrega pode atrasar muito, por exemplo. A seguir, o estelionat√°rio oferece a op√ß√£o de "troca de entregador", porém, para isso solicita o pagamento de uma nova taxa de entrega diretamente ao entregador, em um valor baixo e quebrado, para for√ßar o pagamento em cart√£o.

No ato da entrega da comida, ao invés de cobrar a suposta taxa de R$ 4,90, o criminoso debita R$ 4.900. Isso é possível porque os golpistas danificam o visor da m√°quina de cart√£o para impedir que a vítima veja o valor realmente digitado. Os valores debitados indevidamente v√£o para contas de laranjas e s√£o imediatamente sacados.

A PCPR alerta sobre os cuidados para n√£o ser vítima do golpe:

¬ē Aplicativos de delivery n√£o realizam cobran√ßas extras para que sejam feitas as entregas.

¬ē Desconfiar de histórias mal contadas e, na dúvida, entrar em contato com o atendimento do aplicativo.

¬ē Uma liga√ß√£o para tratar de uma suposta substitui√ß√£o do entregador provavelmente se trata de golpe.

¬ē Prefira fazer o pagamento sempre diretamente pelo aplicativo.

¬ē Ao pagar qualquer compra em m√°quinas de cart√£o, é preciso conferir sempre o valor digitado e exigir o comprovante impresso da opera√ß√£o realizada.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo