Economia Giro

Inglaterra inicia grande reforma em círculo de pedra de Stonehenge

Por Da Redação

14/09/2021 às 14:42:19 - Atualizado há

LONDRES (Reuters) – Uma reforma vital para consertar rachaduras e buracos nos monumentos pré-históricos de Stonehenge começou nesta terça-feira, um dos maiores trabalhos de conservação em décadas no local que é patrimônio mundial, informou a entidade Herança Inglesa.

O trabalho em Stonehenge, que é um dos monumentos pré-históricos mais famosos do mundo e cujas pedras têm cerca de 4.500 anos, lidará com problemas causados pela erosão e consertará reparos anteriores que foram revelados por varreduras de laser detalhadas.

“Stonehenge é único entre os círculos de pedra em virtude de seus lintéis e das juntas especiais usadas para manter os lintéis no lugar”, explicou Heather Sebire, curadora sênior da Herança Inglesa para o local.

“Quatro mil e quinhentos anos sendo golpeada por vento e chuva criaram rachaduras e buracos na superfície da pedra, e este trabalho vital protegerá as características que tornam Stonehenge tão distinto”.

A obra, que utilizará andaimes que permitirão o acesso ao topo das pedras, a mais alta das quais tem nove metros de altura, impedirá que as rachaduras existentes se ampliem e substituirá a argamassa de concreto usada em reparos nos anos 1950 e 60 por argamassa de cal.

Como parte do projeto, Richard Woodman-Bailey, de 71 anos, que depositou uma moeda sob uma das pedras gigantes em 1958 aos 8 anos, durante os últimos grandes trabalhos de conservação, voltará para colocar uma moeda recém-cunhada de duas libras esterlinas dentro da nova argamassa, disse a Herança Inglesa.

(Por Michael Holden)

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))

REUTERS PF

TAGS Giro
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo