Economia Geral

ALEP aprova projeto de combate à pobreza menstrual

Por BandNews

14/09/2021 às 10:40:01 - Atualizado há
Foto: Luciomar Castilho/ALEP


A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a redação final do projeto de combate à pobreza menstrual no estado. Se sancionado pelo governador, o Paraná pode passar a ter distribuição gratuita de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica. O projeto prevê também campanhas de conscientização sobre higiene íntima feminina.

O argumento do texto fala sobre dignidade menstrual, para garantir a saúde básica para adolescentes e mulheres, além da prevenção de doenças. A representante do coletivo Igualdade Menstrual, Andressa Carmo, destaca que o pioneirismo do projeto é um avanço.

Ela explica como a falta de acesso ao item de higiene básica afeta a vida escolar de uma adolescente, por exemplo. Uma estudante sem acesso à absorventes perde, em média, 45 dias do ano letivo.

O projeto prevê que o Poder Executivo poderá receber doações de absorventes de órgãos públicos, sociedade civil, ONGs e da iniciativa privada, para distribuição em escolas e em postos de saúde.

O projeto é assinado pelas deputadas Mabel Canto (PSC), Cantora Mara Lima (PSC), Luciana Rafagnin (PT), e pelos deputados Michele Caputo (PSDB), Goura Nataraj (PDT) e Boca Aberta Junior (PROS). Em âmbito nacional, dos 26 estados brasileiros, onze têm projetos similares em prol da igualdade menstrual.


Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo