Educação G1

Professores e funcionários da Unicamp voltam às atividades presenciais nesta segunda-feira

Por Da Redação

13/09/2021 às 10:31:20 - Atualizado h√°
Retorno presencial dos estudantes de gradua√ß√£o e pós, por outro lado, têm data indefinida e só ocorrer√° após imuniza√ß√£o completa de todo grupo e divulga√ß√£o de normas, diz universidade. Campus da Unicamp, em Campinas

Rafael Smaira/G1

Professores e funcion√°rios da Unicamp voltam às atividades presenciais nas unidades de ensino e pesquisa a partir desta segunda-feira (13). Por outro lado, a retomada das aulas de gradua√ß√£o e pós nos campi segue com data indefinida, uma vez que a universidade só estabelecer√° um cronograma depois que houver imuniza√ß√£o completa de todos os alunos e forem definidas regras para o regresso.

Para marcar o início da retomada, a universidade diz que far√° uma cerimônia, a partir das 17h, para também prestar homenagem às vítimas da pandemia. Haver√° transmiss√£o virtual, segundo a reitoria.

"Todos os servidores da universidade que completaram a imuniza√ß√£o contra a Covid-19, independentemente de estarem ou n√£o no grupo de risco, dever√£o retornar presencialmente", diz resolu√ß√£o da Unicamp. A medida vale, portanto, para os profissionais que j√° cumpriram o período de 14 dias após recebimento de duas doses ou dose única de imunizante contra a doen√ßa.

Neste mesmo texto, a universidade destaca que os profissionais est√£o obrigados à vacina√ß√£o e devida comprova√ß√£o, sob pena de medidas disciplinares. O G1 questionou a Unicamp entre os dias 30 de agosto e 10 de setembro sobre quantos j√° fizeram esta comunica√ß√£o, mas n√£o houve resposta.

O texto destaca a necessidade de todos manterem medidas sanit√°rias como uso de m√°scara, distanciamento de 1,5 metro entre as pessoa, higiene das m√£os e proibi√ß√£o de aglomera√ß√Ķes. O texto da resolu√ß√£o também abrange volta de estagi√°rios, volunt√°rios, patrulheiros, residentes dos programas de pós-doutorado, pesquisador ou professor colaborador e pesquisador visitante convidado.

Clique aqui e leia íntegra da resolu√ß√£o

"O formato das atividades did√°ticas ser√° determinado pelas respectivas faculdades, institutos e colégios técnicos", diz nota divulgada em agosto pela Unicamp sobre o plano de aulas presenciais.

Ao todo, a universidade estadual reúne 2 mil docentes, 6,7 mil funcion√°rios e 33,2 mil alunos de todas as etapas de ensino e pesquisa. Em entrevista ao G1, o reitor Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, destacou que espera pela volta plena das atividades no início de 2022.

Medidas de controle

Entre as medidas previstas para permitir o retorno presencial das atividades nos campi da Unicamp, o Comitê Científico de Contingência do Coronavírus destaca a testagem prévia para Covid-19, treinamento das equipes por videoaula, uso de aplicativo para vigil√Ęncia epidemiológica, e o acompanhamento de eventuais casos e a√ß√Ķes pelos comitês de crise de cada instituto.

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e regi√£o

Veja mais notícias da regi√£o no G1 Campinas
Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo