Geral Afeganistão

Vídeo que relembra 11 de setembro sugere que líder da Al-Qaeda pode estar vivo

Por Da Redação

13/09/2021 às 10:31:09 - Atualizado há

Um novo vídeo divulgado pelo grupo terrorista Al-Qaeda, para marcar os 20 anos dos ataques contra os Estados Unidos em 11 de setembro, sugere que Ayman al-Zawahiri, líder da organização, está vivo. As informações são da agência Associated Press.

Segundo a ONG Site Intelligence Group, que monitora páginas de grupos jihadistas na internet, o vídeo foi divulgado nos sábado, e nele Zawahiri afirma que “Jerusalém nunca será judaizada”.

O sucessor de Osama bin Laden também conclama os seguidores a combaterem o Ocidente e cita um ataque contra forças de segurança russas ocorrido no dia 1º de janeiro, na Síria. O que indica que ele estava vivo ao menos até o início deste ano.

Entretanto, Zawahiri não fez qualquer menção à retirada das tropas dos EUA e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) do Afeganistão, nem ao fato de o Taleban ter assumido o governo afegão em agosto.

Ayman al-Zawahiri, líder da Al-Qaeda (Foto: Wikimedia Commons)

“Zawahiri não menciona a vitória do Taleban no Afeganistão, e sua conversa sobre os EUA "saindo do Afeganistão" poderia ter sido dita no início de fevereiro de 2020, no Acordo de Doha. Assim, ele ainda poderia estar morto, embora, se assim fosse, [a morte] teria ocorrido em algum momento de janeiro de 2021 ou depois”, disse no Twitter Rita Katz, diretora da Site.

Por que isso importa?

Os primeiros relatos da morte do chefe da Al-Qaeda surgiram em novembro de 2020, na imprensa paquistanesa. As informações apontavam que Zawahiri teria morrido de causas naturais, provavelmente no Afeganistão.

Em março, um vídeo lançado pela Al-Qaeda alimentou os rumores de que o sucessor de Osama bin Laden estaria morto. A principal figura do grupo jihadista falou em apenas quatro dos 22 minutos daquele informe, que tratou do genocídio contra os muçulmanos rohingya de Mianmar. No restante, um narrador atualizou o tema.

Porém, em maio deste ano, um relatório da inteligência dos EUA apontou que o chefe da Al-Qaeda estaria vivo e escondido no Irã, enquanto outros líderes assumiram a supervisão da organização terrorista.

Um pouco depois, em junho, um relatório do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) afirmou que Zawahiri estaria vivo, mas provavelmente “muito frágil” para aparecer em vídeos de propaganda.

“Relatos anteriores de sua morte devido a problemas de saúde não foram confirmados”, diz o documento. O relatório afirma ainda que uma “parte significativa” da liderança da Al-Qaeda está na região de fronteira entre Afeganistão e Paquistão, incluindo o líder.

No Brasil

Casos mostram que o Brasil é um “porto seguro” para extremistas. Em dezembro de 2013, um levantamento do site The Brazil Business indicava a presença de ao menos sete organizações terroristas no Brasil: Al Qaeda, Jihad Media Battalion, Hezbollah, Hamas, Jihad Islâmica, Al-Gama"a Al-Islamiyya e Grupo Combatente Islâmico Marroquino.

Em 2001, uma investigação da revista VEJA mostrou que 20 membros terroristas de Al-Qaeda, Hamas e Hezbollah viviam no país, disseminando propaganda terrorista, coletando dinheiro, recrutando novos membros e planejando atos violentos.

Em 2016, duas semanas antes do início dos Jogos Olímpicos no Rio, a PF prendeu um grupo jihadista islâmico que planejava atentados semelhantes aos dos Jogos de Munique em 1972. Dez suspeitos de serem aliados ao Estado Islâmico foram presos e dois fugiram. Saiba mais.

Fonte: A Referência
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo