PolĂ­cia Armas de Fogo

Circulação de armas de fogo cai 10% no Paraná no primeiro quadrimestre

Por Paranaguá Notícias

17/06/2021 às 19:10:54 - Atualizado hĂĄ
Paranaguá Notícias

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Segurança PĂșblica aponta que foram apreendidas 2.134 armas no primeiro quadrimestre deste ano, 241 a menos que no mesmo perĂ­odo de 2020, quando foram 2.375, queda de 10,1%.

A anĂĄlise criminal compreende os resultados das 23 Áreas Integradas de Segurança PĂșblica (AISPs) que abrangem todas as regionais do ParanĂĄ. O estudo detalha ainda que as armas de fogo apreendidas pelas equipes policiais são dos mais variados tipos e calibres, ou seja, revólveres, espingardas, pistolas, garruchas, carabinas, rifles, garruchões, pistoletes, escopetas e mosquetões, até armas de uso restrito das Forças Armadas e que possuem poder de fogo maior, como fuzis e metralhadoras.

O secretĂĄrio estadual da Segurança PĂșblica, Romulo Marinho Soares, explicou que o cenĂĄrio de pandemia motivou as polĂ­cias a adaptarem o trabalho operacional para que o combate à criminalidade não fosse afetado. Ele também destacou que a redução no nĂșmero geral de armas de fogo em circulação possui relação com a diminuição no registro de homicĂ­dios e outros crimes no ParanĂĄ.

"Com as novas regras de convĂ­vio social impostas pela pandemia, notamos a queda de diversos Ă­ndices criminais como a posse ilegal de arma de fogo", disse. "O trabalho das polĂ­cias foi readequado e as ações contra a criminalidade continuaram em todo o Estado para que a população não fosse prejudicada e recebesse o melhor atendimento possĂ­vel das nossas forças policiais".

TIPOS

Os tipos que tiveram as maiores reduções no Ă­ndices de apreensões no comparativo entre o primeiro quadrimestre deste ano e anterior foram os pistoletes (-41,18%), sendo 17 em 2020 e 10 em 2021, além dos garruchões e escopetas, com queda de -28,57% cada, uma diferença de 21 para 15 e de 14 para 10, respectivamente.

De acordo com o levantamento, o tipo de arma de fogo mais comum apreendido no ParanĂĄ foi o revólver. Nos primeiros quatro meses de 2020 foram 935 unidades, contra 865 neste ano, queda de 7,49%. "O revólver, em muitos casos, é adquirido até de forma legal, mas acaba caindo na posse de um criminoso", exemplificou o comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Juntamente com o revólver, a espingarda e a pistola estiveram no topo da lista de armas apreendidas no Estado. Nos primeiros quatro meses deste ano, 493 espingardas e 486 pistolas foram retiradas de circulação, sendo que no mesmo perĂ­odo do ano anterior foram 677 espingardas e 472 pistolas.

Os dados comparativos apontam aumento nas apreensões de armas longas, como fuzis (de 12 para 14), carabinas (de 88 para 93) e metralhadoras (de 5 para 10).

Segundo o coronel Teixeira, a intensificação das fiscalizações de medidas sanitĂĄrias produziu efeitos positivos com relação a incidĂȘncia de crimes. "Com as medidas restritivas de circulação, a presença policial militar nas ruas aumentou, diminuindo a frequĂȘncia de pessoas mal intencionadas a cometerem crimes ou as que circulavam com armas de fogo ilegais", acrescentou.

O delegado-geral adjunto da PolĂ­cia Civil, Riad Braga Farhat, explicou que a apreensão de armas de maior poder de fogo reflete a resposta eficiente das polĂ­cias no combate ao crime organizado. "Junto aos fuzis, as metralhadoras são as armas mais utilizadas pelos criminosos, o que reflete, na verdade, em um efetivo aumento na qualidade das apreensões das polĂ­cias Civil e Militar do ParanĂĄ", contou o delegado.

ÁREAS INTEGRADAS

No planejamento estratégico da Sesp, o ParanĂĄ é dividido em 23 Áreas Integradas de Segurança PĂșblica (AISP), as quais congregam estrutura, equipamentos e efetivo das instituições vinculadas à secretaria para melhor eficiĂȘncia das ações policiais no combate à criminalidade

A anĂĄlise da Secretaria com relação à apreensão de armas de fogo aponta que, das 23 AISPs, 13 tiveram queda nos Ă­ndices no comparativo dos primeiros quadrimestres de 2020 e 2021, dentre elas a 6ÂȘ AISP (União da Vitória e região) com 46,81% (de 47 para 25); a 13ÂȘ AISP (Toledo e região), com 39,64% (de 111 para 67); e a 5ÂȘ AISP (São Mateus do Sul e região), com redução de 38,30% (de 47 para 29).

Curitiba foi uma das regionais que mais apresentou redução. No primeiro quadrimestre de 2020 foram apreendidas 237 armas, sendo que no mesmo perĂ­odo deste ano foram 184, queda de 22,36%.

Por outro lado, houve aumento significativo no nĂșmero de apreensões de armas em algumas regiões, como a 8ÂȘ AISP (Laranjeiras do Sul e região), com aumento de 27,59%. Foram 37 equipamentos retirados de circulação, oito unidades a mais que no mesmo quadrimestre do ano passado.

As maiores quantidades foram na 2ÂȘ AISP (São José dos Pinhais e região), com 229; 1ÂȘ AISP (Curitiba), com 184; 7ÂȘ AISP (Guarapuava e região), com 172.

DENÚNCIA

A participação do cidadão com denĂșncias é de suma importância para a redução da criminalidade no ParanĂĄ. "Cada arma de fogo apreendida significa um nĂșmero imensurĂĄvel de crimes que foram impedidos de serem cometidos com o uso deste artefato", afirmou o delegado Riad. As denĂșncias podem ser feitas através do Disque DenĂșncia (181) ou pela Central de atendimento da PM (190).

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo