Geral povos indigenas

Filme "A Última Floresta" estreia nos cinemas

Por Da Redação

09/09/2021 às 08:03:01 - Atualizado há

O filme “A Última Floresta”, dirigido?por Luiz Bolognesi (“Ex-Pajé”),?estreia nesta quinta-feira (9), nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e Brasília.?Luiz Bolognesi?assina o roteiro ao lado do xamã e?líder yanomami Davi?Kopenawa. No dia 1º de setembro, o filme teve uma sessão especial na comunidade Watoriki, onde foi rodado, com a presença de Bolognesi, Kopenawa e Caio Gullane.

“A sessão na comunidade de Watoriki, no coração da floresta onde rodamos o filme, foi uma das exibições mais mágicas da minha vida. Foi muito forte e intenso porque os Yanomami estavam vendo cinema pela primeira vez e era a história deles. Eles foram o único público que não precisou assistir ao filme com legenda. No dia seguinte à sessão, eles falaram que por causa do meu cabelo branco eu era um pássaro da floresta com penas brancas e um deles disse que eu não era o Luiz Bolognesi, era o Luiz Yanomami”, conta o diretor.

“É uma honra apresentar "A Última Floresta", um filme que revela os saberes dos Yanomami e as ameaças sofridas por eles. Nós tivemos um carinho enorme em toda a sua realização. Chegar nesse momento de exibi-lo na aldeia, devolver as imagens para os Yanomami foi uma grande emoção. Deu uma sensação de ciclo realizado. Desejo que muitas pessoas vejam o filme e se sensibilizem. Viva os povos originários do Brasil!”, disse o produtor Caio Gullane.

Em junho,?“A Última Floresta”?venceu os prêmios?de?Melhor Documentário no Festival?Zeichen?der?Natcht, em Berlim,?e o Prêmio Artístico de Melhor Obra no Festival dos Povos Originários, de Montreal.?Também?conquistou o prêmio do público na mostra Panorama no 71º Festival de Berlim.?Foi?a?terceira?vez que a?Gullane?foi?premiada?no festival?– em 2018 “Ex-Pajé” garantiu o?prêmio especial do Júri Oficial de Documentários da Mostra Panorama?– foi a segunda vez que venceu a categoria Audience Award, também conquistada pelo filme “Que Horas Ela Volta?”, de Anna?Muylaert, em 2015. O Panorama Audience Award acontece desde 1999. Este ano, a mostra Panorama apresentou 16 longas-metragens, sendo “A Última Floresta” o único representante brasileiro.??

Fotos: Pedro J. Márquez

O longa-metragem?também conquistou?o prêmio de Melhor Filme no 18º?Seoul Eco?Film?Festival, na Coreia do Sul,?em junho,?e?foi exibido no?DocsBarcelona?-?Festival Internacional de Documentários, na Espanha, em maio, no?Wairoa?Maori?Film?Festival, na Nova Zelândia, e no?Biografilm?Festival, na Itália, em junho.?O longa também foi exibido nos festivais?Visions?du?Réel, na Suíça, e no Hot?Docs, no Canadá.?A primeira sessão no Brasil ocorreu no 26º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários 2021.??Também teve sessões no?Festival?Pachamama,?em maio?e junho,?no?Festival Internacional Imagem dos Povos e na Mostra?Ecofalante?de Cinema,?durante a Semana do Meio Ambiente. Em agosto, foi exibido no Teatro Amazonas, em Manaus. O documentário também teve pré-estreia?na plataforma de streaming Itaú Cultural Play onde será reexibido dia 30 de setembro, das 19h às 23h.

“A Última Floresta”?retrata?o cotidiano de um grupo Yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e?ao?sul da Venezuela há mais de mil anos. O xamã Davi?Kopenawa?Yanomami?busca proteger?as tradições de sua comunidade?e?contá-las?para o?homem branco que, segundo ele,?nunca os viu, nem?os?ouviu.?Enquanto?Kopenawa?tenta manter vivos os espíritos da floresta, ele e os demais indígenas lutam para que a lei seja cumprida e os invasores do garimpo retirados do território legalmente demarcado. Mais de 10 mil garimpeiros ilegais, que invadiram o?local?em 2020, derrubam a floresta, envenenam os rios e espalham Covid e outras doenças entre os indígenas.?

A produção é da?Gullane?(Fabiano?Gullane?e?Caio?Gullane)?e?da?Buriti Filmes?(Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi),?em?associação?com?a?Hutukara?Associação?Yanomami?e o?Instituto?Socioambiental?(ISA), além do apoio do Itaú Cultural, da Amazon Watch, Greenpeace, Rainforest Foundation US, Rainforest Foundation Norway e Survival International. A?distribuição é da?Gullane.?

Sinopse:?

Em um território?Yanomani?isolado na Amazônia, o xamã Davi?Kopenawa?Yanomani?tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos; e?Ehuana, que vê seu marido desaparecer, tenta entender o que aconteceu em seus sonhos.? 

Elenco:? ? 

Davi?Kopenawa?Yanomami,?Ehuana?Yaira?Yanomami, Pedrinho Yanomami,?Joselino?Yanomami, Nilson?Wakari?Yanomami, Júnior?Wakari?Yanomami, Roseane Yanomami,?Daucirene?Yanomami, Genésio Yanomami e Justino Yanomami.?

Ficha Técnica:

Diretor:?Luiz Bolognesi? 

Roteiristas: Davi?Kopenawa?Yanomami, Luiz Bolognesi? 

Diretor de Fotografia: Pedro J. Márquez? 

Montagem: Rodrigo Farias ? 

Direção de Produção e Assistente de Direção: Carolina Fernandes? 

Som Direto:?Rodrigo Macedo? 

Trilha Sonora: Talita?del?Collado? 

Mixagem: Armando Torres Jr., ABC, Caio Guerin? 

Supervisão de Edição de Som e Mixagem: Caio Guerin, Rosana?Stefanoni? 

Supervisão de Imagem:?Luisa?Cavanagh?? 

Supervisão de Efeitos Visuais: Eduardo?Schaal?? 

Produção?Executiva:?Daniela Antonelli Aun, Ana Saito, Pablo Torrecillas? 

Produtores:?Caio Gullane, Fabiano Gullane, Lais Bodanzky e Luiz Bolognesi? 

Produtora:?Gullane e?Buriti Filmes?? 

Produção?Associada:?Hutukara?Associação?Yanomami e?Instituto?Socioambiental?(ISA) Apoio: Itaú Cultural, Amazon Watch, Greenpeace, Rainforest Foundation US, Rainforest Foundation Norway, Survival International

Distribuidora:?Gullane

Fonte: Ciclo Vivo
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo