Educação UFPR

Museu de Arqueologia e Etnologia seleciona bolsistas; inscrições encerram em 20 de junho

Por UFPR

17/06/2021 às 12:06:51 - Atualizado há

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade Federal do Paraná está selecionando bolsistas para atuarem nos projetos de extensão universitária MAE Interativo e Plural, Museologando e Acervos em diálogo: tecendo relações entre coleções etnográficas e conhecimentos indígenas. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de junho, através do preenchimento de formulário disponível aqui. Não é preciso ser aluno da UFPR para concorrer às vagas.

Os candidatos serão entrevistados nos dias 22 e 23 de junho, pela plataforma Microsoft Teams. Estão sendo ofertadas três vagas, uma para cada projeto. Cada bolsista selecionado receberá uma bolsa-cultura no valor de R$ 400,00 mensais por uma carga de dedicação ao projeto de 12 horas semanais, no período de 01º de julho a 31 de dezembro de 2021. Enquanto durarem as restrições da pandemia, as atividades formativas serão desenvolvidas de forma remota, conforme portarias emitidas pela UFPR. Caso as restrições sejam retiradas até o final de vigência da bolsa, as atividades presenciais serão desenvolvidas na Reserva Técnica do Museu de Arqueologia e Etnologia, localizada no campus Juvevê, em Curitiba.

A vaga para o projeto MAE Interativo e Plural é voltada ao mapeamento dos acervos e coleções etnográficas do Paraná, em parceria com o Comitê de Patrimônio e Museus da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). O candidato deve estar cursando ou ter formação na área de Antropologia, Ciências Sociais ou outras áreas afins das Ciências Humanas e conhecimentos básicos em Excel e Word.

No projeto Museologando, o bolsista irá atuar com a tradução do português para o Mbya, assim como a transcrição e escrita em língua Mbya Guarani para composição de publicações colaborativas. O candidato deve ter domínio da fala e da escrita em língua Mbya Guarani. Já no projeto Acervos em diálogo: tecendo relações entre coleções etnográficas e conhecimentos indígenas, o bolsista vai desenvolver ferramentas para acessibilidade em exposições virtuais, vídeos e outros materiais produzidos pelo MAE-UFPR. É preciso ter experiência ou formação em questões relacionadas à acessibilidade, tais como produção de audiodescrição e Libras. É desejável ter curso de audiodescrição.

O resultado da seleção será divulgado no dia 24 de junho, no site, Facebook e Instagram do MAE-UFPR. O edital completo, com todas as informações e requisitos pode ser acessado aqui.

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo