Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Racismo

Em novo posicionamento, Náutico afasta funcionário após acusação de racismo por assistente

Ãrbitro relata ter sido chamado de "negro safado" durante jogo contra o Retrô; súmula informa que autor da frase foi roupeiro do Náutico, mas clube diz que ofensa saiu de outro funcionário


Momento em que o assistente da partida entre Retrô e Náutico identifica o autor da frase racista proferida contra ele/ Foto: Yan Cavalcanti

Segundo Yan, na primeira paralisação da partida após o episódio - a marcação de uma falta -, o assistente chamou o árbitro e informou o ocorrido. Eles acionaram o delegado da partida, que chamou a polícia. Eles foram até onde estava a delegação do Náutico e, com informações do assistente, identificaram a pessoa.


Súmula

Tanto o árbitro da partida, Ralfy Luis Ribeiro, como o próprio assistente registraram o ocorrido na súmula. No documento, além de relatar, eles identificam a pessoa que teria feito a agressão e afirmam que prestaram queixa na Delegacia de Camaragibe após a partida.

Veja a nota na íntegra

"O Clube Náutico Capibaribe vem a público se posicionar, mais uma vez, sobre a acusação de injúria racial contra um integrante da delegação do clube, episódio que teria ocorrido no jogo do último sábado (28), entre Náutico e Retrô, pelo Campeonato Pernambucano Sub-20.

Após apuração interna, com escuta dos funcionários presentes, constatou-se que o roupeiro Marcelo Eugênio não proferiu qualquer agressão ao assistente da partida. Um outro membro do grupo protestou durante a partida, com insultos, mas este profissional nega, veementemente, ter cometido acusações racistas.

Diante destas circunstâncias, com o caso ainda em andamento, a direção executiva do Clube Náutico Capibaribe decidiu afastar o profissional de suas funções, até a conclusão do inquérito policial. Entendemos que apenas após a devida apuração e decisão, por parte das autoridades competentes, será possível adotar uma atitude definitiva. Queremos garantir o direito à defesa, sempre reafirmando a postura do clube, que não admite a prática da discriminação, de nenhum tipo. O Náutico lutará, sempre, pelo respeito à Lei e às pessoas."

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!