Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cidades

Segunda dose: Curitiba antecipa aplicação de AstraZeneca e Pfizer para novo grupo


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) anunciou que vai antecipar para a próxima segunda-feira (30) a segunda dose da vacina da AstraZeneca e da Pfizer contra a covid para as pessoas com 55 anos ou mais que receberam a primeira aplicação em 14 de junho e para as de 54 anos ou mais vacinadas em 15 de junho. A informação foi divulgada pela Agência de Notícias da prefeitura de Curitiba.

Segundo a notícia, os grupos estão sendo convocados por mensagem pelo aplicativo Saúde Já, que deverá ser apresentada na hora da vacinação. Ao todo, 15,1 mil pessoas terão a segunda dose antecipada na próxima segunda-feira. O atendimento será feito em 19 pontos de vacinação abertos das 8h às 17h (lista abaixo).

Quem não receber a mensagem de convocação pelo Saúde Já não terá a segunda dose antecipada e deverá seguir a data agendada anteriormente.

Quem for convocado e não conseguir comparecer na segunda-feira poderá tomar a vacina em outra data em que haja aplicação de segunda dose.

Grupo mais vulnerável na antecipação da segunda dose da vacina da covid

O intervalo convencional entre as doses da AstraZeneca e da Pfizer é de aproximadamente 90 dias. A antecipação foi decidida pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da SMS, após levantamento feito pelo Centro de Epidemiologia que demonstrou que o grupo de 50 a 59 anos é hoje o mais vulnerável para o agravamento da covid-19 – com maior número de internamentos e mortes.

Segundo o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, esse cenário pode estar relacionado à circulação de variantes e também ao fato de as pessoas mais idosas já estarem com o ciclo de imunização completo.

"A variante Delta tem se mostrado mais resistente aos anticorpos produzidos pela primeira dose, mas com duas doses essa barreira aumenta. Como as pessoas mais idosas já estão imunizadas com as duas doses, o vírus procura novos espaços de vulnerabilidade", explicou

A faixa etária de 50 e 59 anos responde por 15% das novas infecções, 23% das internações e 19% dos óbitos confirmados por covid-19 no município de Curitiba.

Essa antecipação será possível com as doses para segunda aplicação que estão disponíveis no estoque do município. Caso o município receba novos lotes de imunizantes, seguirá com a redução de intervalo entre as doses.

"Além da disponibilidade das doses, a iniciativa tem amparo científico, o nosso objetivo é ter esse público prioritário com ciclo vacinal completo no menor tempo possível", explica Oliveira.

Como fazer para receber a vacina

Para receber a segunda dose antecipada da vacina em Curitiba, basta procurar um dos pontos de vacinação, das 8h às 17h, levar um documento de identificação com foto e CPF e apresentar a mensagem com a convocação.

Quem faz parte dessas faixas etárias deve acessar o aplicativo Saúde Já. Ao realizar o acesso aparecerá uma mensagem de "pop-up" com o comunicado de que aquele usuário está sendo convocado.

Locais de vacinação em Curitiba

Das 8h às 17h

Paraná Portal

Cidades Cidades Destaque 1 Coronavírus Destaque Cotidiano Curitiba Destaque 2 Grande Curitiba E Litoral Antecipação Da Segunda Dose Astrazeneca Campanha De Vacinação Covid Covid 19 Novo Coronavírus Pandemia Pfizer Segunda Dose Vacina

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!