Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Geral

Organizações denunciam má conservação de estações ferroviárias históricas da Serra do Mar


Organizações de montanhismo do Paraná apresentaram uma representação no Ministério Público estadual, nesta semana, em que denunciam a má conservação de prédios públicos históricos, localizados ao longo da ferrovia da Serra do Mar, que cruza o Parque Estadual do Marumbi. O documento, que é assinado por 7 entidades, aponta situações de descaso e de abandono ao patrimônio público, que foi um grande atrativo do turismo paranaense no passado. O montanhista e vice-presidente da Fundação João José Bigarela, Rafael Gava, diz que os casos de degradação têm se multiplicado.

A Casa do Ipiranga é uma edificação histórica, localizada em Quatro Barras, à margem da ferrovia que liga Curitiba ao Litoral do Paraná. A construção é do início do século passado. Abandonada, hoje apenas parte da fachada da casa permanece em pé. O montanhista diz que o abandono que podia ser observado apenas em edifícios e estações históricas desativadas, passou a ser a realidade de terminais ferroviários em uso. Ele teme um efeito em cascata, de destruição pela falta de manutenção.

Os prédios públicos à margem da ferrovia da Serra do Mar são patrimônios da União. Ainda na década de 90, a administração foi concedida à iniciativa privada, no processo de privatização da Rede Ferroviária Federal S/A. Atualmente o trecho é de responsabilidade da Rumo Logística, mas foi cedido para exploração comercial de turismo à Serra Verde Express. A representação dos montanhistas apresentada ao Ministério Público estadual menciona o mau uso das instalações pelas empresas nos últimos anos.

Prédios históricos sendo utilizados como locais de armazenamento de produtos de limpeza, alojamento de profissionais e cozinha para funcionários. O documento diz que até a gestão de resíduos de esgoto dos prédios é irregular. A representação denuncia o uso de fossas, o que seria proibido em uma unidade de conservação ambiental, como é o Parque Estadual do Marumbi.

O montanhista diz ser um contrassenso as propagandas estatais de turismo no local, para um cenário de descaso e destruição do patrimônio histórico.

Procurado pela reportagem, o Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra, disse em nota que ainda não foi notificada da representação apresentada pelas entidades ao Ministério Público. Não responderam à reportagem o Ministério da Infraestrutura e as empresas Rumo Logística e Serra Verde Express.

Confira as imagens do atual cenário das estações ferroviárias na Serra do Mar:

Foto: divulgação/(FEPAM)
Foto: divulgação/(FEPAM)
Foto: divulgação/(FEPAM)


BandNews

Geral

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!