Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cidades

Irati terá capacidade de produção de água tratada ampliada em mais de 50%

Atenta ao aumento na demanda por água tratada, a Sanepar está implementando medidas emergenciais e promovendo melhorias no abastecimento em Irati.


Foto: Jornal União

Atenta ao aumento na demanda por água tratada, a Sanepar está implementando medidas emergenciais e promovendo melhorias no abastecimento em Irati. A população é orientada a colaborar com o consumo consciente. O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o prefeito de Irati, Emiliano Gomes, participaram do evento Paraná Mais Cidades 2025, em Foz do Iguaçu, na última quinta-feira (13), onde discutiram as demandas e os investimentos em saneamento no município.

Com uma licitação prevista para o primeiro semestre de 2025, as obras planejadas visam ampliar a capacidade de produção de água tratada em Irati em mais de 50%. O projeto inclui a ampliação da captação no Rio Imbituvão, de 70 litros por segundo para 115 litros por segundo, a instalação de 11 mil metros de adutora com diâmetro de 400 mm, a construção de uma estação elevatória intermediária de água bruta e a ampliação da estação de tratamento de água.

Paralelamente, ações emergenciais estão em andamento para reforçar o abastecimento a curto prazo. Essas medidas envolvem a troca de bombas na captação, reforços no sistema de distribuição, testes em um novo poço e a aquisição de um reservatório do tipo bag, com capacidade para 500 mil litros. "Estamos trabalhando em ações emergenciais, iniciativas de curto prazo, e também nas obras que são mais estruturantes. O consumo está extremamente alto, as temperaturas têm estado muito elevadas. Com estas obras emergenciais, queremos dar um equilíbrio, neste momento, para que não tenhamos falta de água recorrente. E dentro em breve, solucionar a situação com obras mais estruturadas. Conversamos toda semana com o prefeito de Irati e estamos, sim, trabalhando para encontrar as soluções necessárias", destacou Wilson Bley.

Segundo o diretor-presidente da Sanepar, essas ações buscam reduzir as interrupções no abastecimento até a conclusão das obras mais amplas. Ele reforçou a importância do consumo consciente e da reserva de água nas residências: "Ressaltamos o consumo consciente, a necessidade da caixa-d’água e o auxílio da população no sentido de fazer uso econômico da água, reúso adequado, e evitar os desperdícios".

Nos primeiros 40 dias de 2025, a demanda de abastecimento em Irati foi de 12,4 milhões de litros de água tratada acima do registrado no mesmo período de 2024, aumentando de 365,7 milhões para 378,1 milhões de litros. Em momentos de alta demanda, os reservatórios responsáveis por equilibrar a distribuição apresentam quedas rápidas nos níveis, demandando manobras operacionais, como a temporária diminuição da pressão em algumas áreas.

Para minimizar os impactos no abastecimento, especialmente nos dias de altas temperaturas, a Sanepar orienta os moradores de Irati a priorizar o consumo consciente, concentrando-se em necessidades básicas como alimentação e higiene pessoal. Além disso, recomenda-se realizar atividades essenciais em horários alternativos sempre que possível, para evitar sobrecargas no sistema de distribuição de água.

União Metropolitana

Últimas Notícias Cidades Geral Paraná

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!