Compromisso entre Governo Federal e municípios busca estabelecer avanços no processo de territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Lançamento do Pacto pelos ODS.
Compromisso entre Governo Federal e municípios busca estabelecer avanços no processo de territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A experiência da Itaipu Binacional na área ambiental poderá contribuir para a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios. A declaração foi feita pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, no lançamento do pacto "Meu Município pelos ODS", nesta quarta-feira (12), em Brasília, dentro do Encontro de Novos Prefeitas e Prefeitas. O evento foi organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR).
Verri colocou os projetos de Itaipu à disposição dos prefeitos e citou como exemplo a Escola Internacional para a Sustentabilidade, do Itaipu Parquetec, que oferece um amplo portifólio de cursos voltamos para o desenvolvimento sustentável – como a capacitação em Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Gestão Pública Municipal. "Nós também podemos construir novos cursos que permitam pegar a nossa experiência de 50 anos em políticas ambientais e levar para a realidade dos municípios", reforçou.
O pacto tem como objetivo promover avanços no cumprimento da Agenda 2030 e a adesão dos municípios aos ODS. Em associação com instituições do Estado brasileiro e parceiros estratégicos, a SGPR construiu um pacote de benefícios, que consiste em ferramentas de planejamento e gestão, formações e capacitações técnicas, além de um mapa contendo as principais linhas de financiamento direcionadas ao desenvolvimento sustentável.
A adesão é voluntária e a aplicação dos compromissos sugeridos oferece aos municípios a oportunidade de uma gestão eficiente, a possibilidade de reconhecimento nacional e internacional, além do desenvolvimento da diplomacia da cidade, podendo diversificar as formas de captação de recursos e investimentos em seu território.
O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, disse que este é um trabalho feito a várias mãos. "Esta agenda só sobreviveu no governo anterior por conta da sociedade civil organizada. Quando retomamos o governo, resgatamos a agenda ODS e apresentamos à ONU. Fizemos um cruzamento das políticas públicas do governo federal com os ODS e mostramos como estão sintonizadas com a pauta. Por isso estamos fazendo hoje aqui um diálogo com os prefeitos e prefeitas para interiorizar essa agenda no país inteiro" explicou Macêdo.
O compromisso consiste em estabelecer um núcleo ou comissão municipal para os ODS, elaborar um diagnóstico inicial, elaborar um plano de ação e metas e publicar periodicamente o relatório local voluntário. O presidente da Associação Brasileira de Municípios, Ary Vanazzi, defendeu a adesão aos ODS como uma "ferramenta importante para tranversalizar as políticas públicas, tornando-as mais efetivas nas cidades. Os municípios precisam ter um olhar diferenciado, pois dá resultados", ressaltou.
Os municípios que desejarem poderão aderir ao compromisso que ficará disponível no portal da SGPR. Para formalizar a adesão do município ao Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável, é preciso acessar a Carta Compromisso, ler atentamente, principalmente o item "Dos Procedimentos da Prefeitura", preencher os campos assinalados e assinar. A assinatura poderá ser digital ou física. Uma vez assinada, a Carta Compromisso deve ser encaminhada para o e-mail: [email protected]. Também está disponível o pacote de benefícios que o município terá ao aderir.
O Encontro de Novos Prefeitas e Prefeitas foi aberto na terça-feira (11), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, ministros de Estado, entre outra autoridades. Os trabalhos seguem até esta quinta-feira (13).
Fontes: Itaipu e SGPR